[LinuxFocus-icon]
Início  |  Mapa  |  Índice  |  Procura

Novidades | Arquivos | Links | Sobre LF
Este artigo está disponível em: English  Castellano  ChineseGB  Deutsch  Francais  Italiano  Nederlands  Portugues  Russian  Turkce  

convert to palmConvert to GutenPalm
or to PalmDoc

[Photo of the Author]
por Bruno Sousa
<bruno(at)linuxfocus.org>

Sobre o autor:

O Bruno é um estudante de engenharia informática em Leiria. E, também trabalha como um programador. Encontrou o Linux há alguns anos atrás e vê-o como a realização de um sonho! A possibilidade de participar no desenvolvimento de um sistema operativo. O tempo livre é dedicado ao Linux, à linuxFocus (visto que é um editor/tradutor), aos seus estudos...



Traduzido para Português por:
Bruno Sousa <bruno(at)linuxfocus.org>

Conteúdo:

 

Revisão do Livro: Beginning Databases with MySQL

[book cover]

Abstrato:

Este artigo dar-lhe-á uma breve revisão acerca do livro Beginning Databases with MySQL.
O Beginning Databases with MySQL é um livro da bem conhecida Wrox press, os autores são Neil Mathew e Richard Stones. Duas pessoas com muita experiência.



 

Introdução

Nos dias de hoje, creio que ninguém discute a importância das base de dados relacionais. Tente, somente, imaginar como é que seria para as empresas, se não pudessem ter um RDBMS poderoso. Como é que armazenariam as encomendas de um cliente ? Como é que saberiam a sua morada de entrega ? Tente imaginar... E aqui o MySQL tem uma palavra a dizer !
Este livro dar-lhe-á uma ideia geral do que é o MySQL, como o pode utilizar, como pode aceder aos dados com os seus programas, como pode construir as suas base de dados... Por exemplo, se sentir confortável com o Perl, este livro dedica um capítulo inteiro a esta temática, utilizando o Perl DBI.

 

Características do Livro

O livro está bem organizado, a linguagem utilizada não é muito técnica, é de fácil leitura e compreensão. Os exemplos são os exemplos padrão (uma base de dados com clientes, encomendas, linhas de encomenda), assim não será difícil de seguir os conceitos, as ideias que estes autores nos querem transmitir. Uma outra grande característica que eu encontrei no livro é que começa com uma base de dados exemplo, pequena mas que é desenvolvida ao longo dos capítulos do livro. Nos primeiros implementam o deu desenho e lógica, seguindo-se o código SQL necessário para criar a Base de dados e finalmente o código para inserir os dados ou seleccioná-los da base de dados.
Uma outra boa coisa, é o capítulo de instalação que cobre a instalação numa máquina Linux e Windows, e no Linux é mostrado como instalar o MySQL a partir de pacotes binários ou a partir do código fonte (algo muito bom, não acha ?!)
O livro tem 16 capítulos... Se quiser ver o que cada capítulo cobre pode clicar aqui.  

Conclusão

Do ponto de vista académico, eu recomendaria o livro paras aulas onde aprendemos conceitos de Base de Dados e de RDBMS. Porquê ?? Bem, o livro fornece os comandos SQL necessários para SELECT, UPDATE, INSERT dados ou CREATE uma base de dados. Mas não são só os comandos, explica todos os conceitos necessários como os tuplos, as ideias por detrás do funcionamento de uma RDBMS... Coisas que aprendemos nestas aulas.
Este recomendação aplica-se a professores e estudantes. Para os professores podia ser um livro de referência para preparar as aulas, eu diria um modelo. Para os estudantes consolidarem os tópicos aprendidos nas aulas.

Neste momento, pode pensar, nós estamos a utilizar o SQLServer ou o Oracle, como é que este livro nos pode ajudar? É simples, o livro, por exemplo cobre a ligação a uma base de dados utilizando o PHP, pode aprender os conceitos por detrás disto. Mas por outro lado podia providenciar às escolas imensos benefícios, o primeiro económico, o MySQL é apresentado sob a licença GNU, segundo os estudantes/professores podiam aprender como é que o MySQL faz uma operação SELECT (espreitando o código fonte). E um bom projecto seria a melhoria das más características ou a adição de novas características ao MySQL.

Do ponto de vista profissional eu recomendaria o livro para os administradores e programadores que estão interessados no MySQL. Os administradores podem aprender como instalar o MySQL, configurar os clientes para se ligarem através de ODBC, e uma coisa importante, a salvaguarda dos dados (apesar de o livro só introduzir esta matéria). Ao programador é oferecido exemplos de ligação a uma base de dados MySQL, utilizando o C, C++, Perl através do DBI e PHP (pode melhorar o site da sua empresa).

Para concluir, eu recomendo o livro a todas as pessoas que estão interessadas em aprender/estudar o MySQL, é uma excelente introdução a este pedaço de software.

 

Referências

Sugiro que visite os seguintes sites:

 

Forma de respostas para este artigo

Todo artigo tem sua própria página de respostas. Nesta página você pode enviar um comentário ou ver os comentários de outros leitores:
 página de respostas 

Páginas Web mantidas pelo time de Editores LinuxFocus
© Bruno Sousa, FDL
LinuxFocus.org

Clique aqui para reportar uma falha ou para enviar um comentário para LinuxFocus
Informação sobre tradução:
en --> -- : Bruno Sousa <bruno(at)linuxfocus.org>
en --> pt: Bruno Sousa <bruno(at)linuxfocus.org>

2002-07-10, generated by lfparser version 2.28