Os Capítulos do Livro

Capítulo 1:"Introduction to MySQL"
Este capítulo introduz alguns conceitos importantes das RDBMS, explica em linhas gerais, o lado cliente-servidor da aplicação do MySQL. Importantes conceitos como a DDL, a DML, a DCL são também explicados...

Capítulo 2:"Relational Database Principles"
Explica a razão da utilização de uma base de dados e não de ficheiros de texto ou folhas de calculo. Começa o desenho da base de dados exemplo que irá crescer ao longo do livro. Explica também regras importantes acerca das relações entre as tabelas. E dá-lhe os tipos básicos do MySQL. Explica, também o significado de um valor Nulo numa base de dados e o modo de o testar.

Capítulo 3:"Installing and Getting Started with MySQL"
Este capítulo dá-lhe os vários modos que pode utilizar para instalar o MySQL, a partir do código fonte, dos binários. A instalação é explicada quer para um sistema Linux quer para um sistema Windows.

Capítulo 4:"Accessing Your Data"
Como o nome indica, cobre os métodos de aceder à base de dados. Aprenderá a utilizar o utilitário da linha de comandos do MySQL. O comando SQL SELECT é muito bem explicado, por exemplo ordenando a selecção dos seus dados, fazendo cálculos com a mesma, ou até fazer selecções restringidas com a cláusula WHERE. As junções de tabelas não foram esquecidas.

Capítulo 5:"MySQL Graphical Tools"
Este capítulo, podemos dizer que é uma extensão do 4.º capítulo. Contudo este não se preocupa com a selecção de dados, mas sim, de um modo detalhado, os utilitários que pode utilizar para aceder aos Dados. Cobre a linha de comandos do MySQL (incluindo referências rápidas das opções e dos comandos internos da linha de comandos). Aprenderá, também, a criar as suas scripts e a processá-las em modo batch. Mas para os que detestam a linha de comandos os utilitários GUI, também são revistos, como o KSql, o KMySQL, o MySQLGUI e, para os clientes windows o ODBC, uma ligação através do Access e do Excel.

Capítulo 6:"Changing your Data"
Este capítulo ensina-o a popular a sua base de dados utilizando o comando SQL INSERT, tendo em mente valores NULOS, valores com auto_increment (preenchidos automaticamente aquando da inserção de novos registos). Mas fala de algo, muito específico do MySQL, o comando LOAD DATA, com o qual será capaz de importar dados dos seus ficheiros de texto (assumindo que os campos estão separados por um caracter como uma ','). Com uma função muito semelhante do anterior ser-lhe-á ensinado o comando mysqlimport. Os comandos UPDATE e DELETE, também são focados...

Capítulo 7:"Advanced Data Selection"
Já tem um capítulo dedicado à selecção de dados, contudo este traz-lhe novas características do SQL, como o uso de funções (por exemplo SUM, AVG, MIN, MAX, COUNT). O conceito de agrupar os dados quando seleccionando os mesmos está, também exposta. Os tipos de junções que pode fazer com o SELECT, também são expostos (por exemplo a junção UNION, a junção SELF, a junção OUTER). E, provavelmente, uma coisa que poderá apreciar quando lidar com dados complexos são os Subqueries...

Capítulo 8:"Data Definition and Manipulation"
Este capítulo foi muito importante para mim, por isso aconselho-o a ler calmamente, as ideias expressas aqui são muito, mas mesmo muito, importantes. Os conceitos, por detrás da criação de uma tabela, os tipos de tabelas que o MySQL suporta, e qual a melhor para as suas necessidades. Os cuidados que deve ter quando está a converter valores. Mas penso que o mais importante, é a explicação dada para os diferentes tipos de campos. Exemplificando a diferença entre CHAR e VARCHAR, entre SMALLINT e INT, entre DATE e TIME e, por aí adiante...

Capítulo 9:"Transactions and Locking"
No último capítulo as coisas começaram a aquecer um pouco, aqui são aprofundadas, ao introduzir o conceito de multi-utilizador de uma base de dados qualquer, é aqui que a transacção entra. Assim comandos como COMMIT ou ROLLBACK entram em cena. O bloqueio é bem explicado e exemplificado. O bloqueio, como verá, dependerá do tipo de tabela que escolheu. Comandos como o LOCK, UNLOCK, começaram a ser-lhe familiares.

Capítulo 10:"MySQL Administration"
Aqui os administradores encontram todos os requisitos necessários para iniciar a administração do MySQL, como iniciar e parar o servidor de base de dados, configurar os utilizadores e os seus privilégios. Os logs do servidor, os ficheiros de controle (ficheiros que têm a configuração do servidor, dos clientes) são também introduzidos bem como a recuperação de dados corrompidos.

Capítulo 11:"Database Design"
Este capítulo, tem com ele conceitos importantes que devem estar sempre presentes aquando da construção de base de dados. Dá-lhe conceitos como entidades e a sua relação com tabelas, as relações e a sua cardinalidade, são também revistas e exemplificadas com diagramas de relacionamento.

Capítulo 12:"Accessing MySQL from C and C++"
Ficará a saber a biblioteca que tem de incluir, que funções fornece. O código está bem explicado e fácil de seguir (para os programadores de C).

Capítulo 13:"Accessing MySQL from PHP"
Este capítulo dá cobro à configuração do PHP no sentido de utilizar o MySQL e a sua respectiva programação.

Capítulo 14:"Accessing MySQL from Perl"
Como o anterior, este começa com a instalação dos módulos DBI do Perl, as convenções utilizadas, e a respectiva programação para seleccionar dados e inserir dados na base de dados.

Capítulo 15:"Accessing MySQL from Java"
Este capítulo cobre a instalação do driver JDBC e o código que deve editar para fazer as operações que necessita na sua base de dados.

Capítulo 16:"Further information and Resources"
Este último termina o livro com uma lista de recursos que poderá considerar úteis.