[LinuxFocus-icon]
<--  | Início  | Mapa  | Índice  | Procura

Novidades | Arquivos | Links | Sobre LF
Este artigo está disponível em: English  Castellano  Deutsch  Francais  Nederlands  Portugues  Turkce  

 [Photo of the Author]
por Katja Socher
<katja(at)linuxfocus.org>

Sobre o autor:

Katja é a editora germânica de LinuxFocus. Ela gosta de Tux, filmes & fotografia e o mar. A sua página pessoal encontra-se aqui: http://www.tuxgraphics.org.



Traduzido para Português por:
Vinicius Gama Pinheiro <vinicius(at)im.ufba.br>

Conteúdo:

 

Photo magic com Gimp

[tux and camera]

Abstrato:

A temporada de férias acabou e você passou suas fotos digitais para o disco rígico. Agora é hora de dar aquele toque final usando o Gimp. Neste artigo nos te mostraremos através de inúmeros exemplos o que você pode fazer para realçar suas fotos usando o Gimp (quando escrevi este artigo a última versão estável do Gimp era a 1.2.5).

_________________ _________________ _________________

 

Photo magic com Gimp

 

Correção Cromática

Algumas vezes uma foto parece um pouco descolorida, muito iluminada ou muito escura, ou outras problemas que justificam a utilização de um corretor cromático. Para melhorar as cores das suas fotos você pode utilizar as ferramentas que estão sobre o menu Image->Colors (o menu aparece quando você clica com o botão direito do mouse sobre a imagem que foi aberta). Na maioria das vezes haverá um opção de "preview" que você pode selecionar para verificar as modificações de forma imediata. Se clicar em "reset" as modificações não afetarão a imagem e mesmo se você clicar "ok" você ainda desfazer a modificação clicando crtl+z.

Contudo, para testar diferentes efeitos e compará-los entre si é melhor fazer uma ou mais cópias da sua imagem (Image->Duplicate) antes de aplicar as modificações de fato.

É sempre melhor manter uma cópia da imagem original. No próximo ano, talvez você não goste mais das modificações que fez ou quer testar algo a mais. Então ficará feliz por ainda ter o original. Recomenda-se portanto salvar as fotos modificadas com nomes levementes diferentes.

 

A Ferramenta de Curvas ("Curves-Tool")

Se a foto está um pouco mais iluminada ou mais escura você pode trabalhar nisso com a Ferramenta de Curvas (Image->Colors->Curves). Se você mover a curva um pouco acima a foto fica mais iluminada e se você movê-la para baixo ela ficará mais escura. Mas você também tem a possibilidade de modificar os valores cromáticos do vermelho, verde e azul individualmente. Por causa disso esta ferramenta é bastante adequada para lidar com molde de cor. No exemplo a loja em St. Tropez está um pouco azulada:

 [Shop in St. Tropez that is a bit too blue]
Fig.1 Loja em St. Tropez um pouco azulada
[The Curvestool]
Fig.2 A Ferramenta de Curvas
[The shop in St. Tropez]
Fig.3 A loja em St. Tropez
 

A Ferramenta de Níveis ("Levels-Tool")

Algumas fotos não utilizam todo o limite cromático. Portanto elas tendem a parecer um pouco acizentadas. É aí que entra a ferramenta de níveis. Frequentemente ir em Image->Colors->Levels e clicar em "Auto" já é satisfatório. Se não ficar satisfeito com o resultado você pode facilmente fazer tudo na mão: Vá olhando para as curvas e movendo as setas para que o espaço nos finais não fique mais vazio. Se a opção "Value" estiver selecionada acima, a ferramenta irá aplicar as modificações para a foto por completo mas pode-se fazer separadamente para cada cor, o que geralmente produz um resultado melhor. Movendo as duas setas para o final geralmente escurece mais a foto o que pode ser corrigindo movendo a seta entre os extremos.
[View from Mont Royal on Montreal]
Fig.4 Vista de Montreal a partir do Mont Royal num dia nublado
 [View from Mont Royal on Montreal after working on the photo with Gimp]
Fig.5 Vista de Montreal a partir do Mont Royal depois de ter alterado a foto com Gimp (Image --> Color-->Levels, depois clique em "auto", Image-->Color-->Hue-Saturation, movendo as barras de rolagem para a direta com a opção "master" selecionada e Filter-->Enhance-->Unsharp Mask (veja abaixo))


 

Fotos mais coloridas e cores mais "aquecidas"

Se uma foto está apenas um pouco descolorida em decorrência de um dia nublado e o limite cromático está ok você pode ter uma imagem mais colorida com Image->Colors->Auto->Color Enhance. A atmosfera da foto parecerá mais "aquecida" dessa forma de maneira que você pode tentar usar essa ferramenta mesmo em fotos que já gozam de uma boa aparência. Com algumas fotos as cores ficarão pouco naturais contudo. Se você ainda quer uma foto com uma aparência mais aquecida tente Hue-Saturation e aumente a saturação (a opção "master" precisa estar selecionada para aplicar o efeito em toda a imagem).

 [A photo of Kasteel Erenstein that is too dark]
Fig.6 Foto do Kasteel Erenstein (Castelo Erenstein) um pouco escura
 [Photo of Kasteel Erenstein after applying the Levels-Tool]
Fig.7 Foto do Kasteel Erenstein após aplicar a Ferramenta de Níveis (Levels-Tool) na imagem (poderíamos também ter usado a Ferramenta de Curvas), a foto está mais iluminada agora, mas ainda lhe falta cor.
[The levels tool]
Fig.8 A ferramenta de níveis ainda intacta, com as setas manipuladas e depois de aplicado a ferramenta
 [Photo of Kasteel Erenstein after the additional application of Enhance Colors]
Fig.9 Foto do Kasteel Erenstein depois de aplicado a ferramenta Enhance Colors (Image->Colors->Auto->Enhance Colors), a foto ainda está um pouco escura no plano de fundo mas o castelo está bem iluminado e se destaca na vista.
 

Aumentando a definição da sua foto

Algumas fotos digitais as vezes ficam um pouco fora de foco ou perdem um pouco o foco ao sofrerem alterações de outras ferramentas. Para aumentar a definição da sua imagem existem as ferramentas "unsharp mask" (máscara de desfocagem) e "sharpen" (aguçar) no Gimp. Ambas são encontradas no menu Filters->Enhance. Com "unsharp mask" você geralmente obtem um resultado melhor já que este método realça as bordas dos objetos da imagem. Em muitos casos você ficará satisfeito em aplicar essa ferramenta usando os valores padrões.

 [Black and white picture of row of houses in Liège]
Fig.10 Imagem em preto e branco de fileiras de casas em Liège
[The row of houses after applying the Unsharp Mask]
Fig.11 A mesma fileira de casas após aplicar "Unsharp Mask"
Você só deve usar esses filtros depois de já ter feito todas as outras modificações desejadas já que algumas ferramentas (e.g. redimensionar a foto) podem mudar a definição da imagem.



 

Reduzindo a profundidade do foco

lgumas vezes é difícil tirar uma foto com a sua máquina digital mantendo o foco no plano da frente e nos objetos que você escolheu e desfocando o plano de fundo. Gimp pode te ajudar a obter esse efeito mais tarde.

Para isso selecione a parte da foto que você deseja aguçar com a ferramenta "intelligent scissors" (ou tesoura inteligente que corresponde à ferramenta no menu que parece um par de tesouras). Faça pontos em volta do objeto que você quer selecionar. A tesoura inteligente vai tentando achar o contorno por ela mesma. Consequentemente é importante fazer mais pontos naquelas áreas onde os contornos não parecem estar tão bem definidos na figura. Para efetivar a seleção faça com que o último ponto do contorno coincida com o ponto inicial clicando-o novamente. A tesoura se transforma num quadrado, agora clique em qualquer lugar dentro do objeto. Dessa forma ele estará selecionado. Depois aguce-o um pouco. Para isto clique em Filters-->Enhance-->Unsharp Mask (ou Sharpen). Agora inverta a seleção. (Select-->Invert) e desfoque o plano de fundo. Para isto use Filters->Blur e escolha a sua ferramenta de desfocagem preferida. Algumas vezes você não ficará satisfeito com a transição entre a parte desfocada e a parte focada. Neste caso selecione a ferramenta "blur" e aplique pelo contorno como se fosse um pincel.

[Bear with Jessica]
Fig.12 Urso com Jessica na "Fête des Enfants" (Festa das Crianças) em Montreal
 [Bear with Jessica with a blurred background]
Fig.13 Urso com Jessica na "Fête des Enfants" em Montreal com o plano de fundo desfocado
 

Visões Suavizadas: Atmosferas leves e Movimento

Com uma câmera não-digital você pode obter uma imagem com aparência suave diminuindo a velocidade do obturador. Mas é claro que mais tarde você pode criar esse efeito com o Gimp. A ferramenta de desfocagem pode ser muito bem utilizada para este fim. A foto obtem um visual mais suave e pode parecer até mais romântica. Selective Gaussiane Blur (ou Desfocagem Gaussiana Seletiva em Filters->Blur->Selective Gaussian Blur) é o melhor a se usar aqui já que o filtro de desfocagem irá ser aplicado apenas nas áreas que não possuem grandes contrastes.

[Kasteel Erenstein looking softer]
Fig.14 Kasteel Erenstein com um visual mais suave depois de aplicar desfocagem gaussiana seletiva e um frame adicionado com Script Fu-->Decor-->Fuzzy Border


Se você quer dar uma impressão de movimento o filtro Motion Blur (Filters-->Blur-->Motion Blur) fará isso muito bem. O visual original é este:
[Tux in Oldtimer]
Abb.15 ux dirigindo um Clássico
And after applying Filters-->Blur-->Motion Blur with Linear as type of blur and with the Length 20 and Angle 45 you get this racing Tux:
[racing Tux in Oldtimer]
Abb.16 Tux dirigindo um Clássico

 

Quando menos é mais: Removendo objetos indesejados

Uma característica de uma boa foto é ter um tema bem definido e focalizado e não haver outros objetos que possam distrair ou confundir o observador (exceto é claro se essa foi a intenção do fotógrafo...).

Pode acontecer de que um ou mais objetos na imagem estejam atrapalhando a visão geral e portanto seria melhor removê-los. Pra fazer isso use a ferramenta de clonagem (aquele botão no menu principal que parece um carimbo). Se já selecionou a ferramenta de clonagem clique com o mouse na área a ser clonada enquanto segura a tecla ctrl. Depois solte a tecla e clique com o mouse na área que você deseja preencher. Agora use a ferramenta de clonagem como se fosse um pincel. Algumas vezes você obterá um visual mais natural se definir uma nova área de clonagem várias vezes. E a prática faz o mestre aqui!

Alguns erros na foto como uma árvore que aparece atrás de uma pessoa pode ser corrigido dessa forma.

[Photo of my grandfather]
Fig.17 Foto do meu avô
 [Photo of my grandfather after working on it with the clone tool]
Fig.18 Foto do meu avô após ter utilizado a ferramenta de clonagem
 

Emoldurando a foto

Para dar mais foco e atenção a sua imagem você pode emoldurá-la. Gimp oferece inúmeras possibilidades para isto. .

 [Photo of Wilhelmshaven with a red frame]
Fig.19 Foto de Wilhelmshaven com uma moldura vermelha
Primero você pode dar a sua foto uma moldura qualquer. Para isso escolha Script Fu --> Decor --> Add Border. Agora você precisa escolher a largura da moldura e a sua cor. Depois clique em ok e o Gimp colocará uma moldura na imagem através da qual a imagem resultante será aumentada.

Uma das bordas mais bonitas e interessantes pode ser obtida através de Script Fu --> Decor --> Fuzzy Border. Esta é realmente minha moldura favorita. Mas claro que a melhor moldura depende do motivo da foto.
 [Flowers with Fuzzy Border]
Fig.20 Flores com borda Fuzzy
Outra possibilidade é selecionar a parte da imagem que você realmente quer visualizar. Depois de selecioná-la com a ferramenta de seleção, inverta a seleção (Selection -> Invert) e mude e.g. o brilho da borda (e.g. com a ferramenta de curvas), etc.

[Photo of St. Tropez with a lighter border]
Fig.21 Foto de St. Tropez com borda iluminada
Claro que se você curte este tipo de borda ou não depende muito do seu gosto.

 

Inserindo texto

Algumas vezes a foto só se tornará mais especial ou personalizada se adicionarmos algum texto no lugar certo. Na figura abaixo o texto foi simplesmente escrito sobre o nome da ponte que estava pouco legível. A cor da decoração da ponte foi escolhida com o selecionador de cor (é o ícone entre a ferramenta de texto e o balde). Então selecionamos a fonte elfring elitelight na próxima ferramenta do Gimp e o texto foi inserido na foto.

[Photo with inserted text]
Fig.22 Aqui está a foto personalizada após a inserção do texto.

Claro que o Gimp nem sempre faz milagres transformando fotos ruins em boas fotos. E nem sempre é possível escrever um livro com receitas para cada foto já que cada ferramenta realiza um efeito diferente a depender da foto escolhida. Mas ainda acho que este artigo será bastante útil para que você possa obter o melhor das suas imagens!

Divirta-se e aproveite o Gimp! :)

 

Referências

 

Forma de respostas para este artigo

Todo artigo tem sua própria página de respostas. Nesta página você pode enviar um comentário ou ver os comentários de outros leitores:




Páginas Web mantidas pelo time de Editores LinuxFocus
© Katja Socher
"some rights reserved" see linuxfocus.org/license/
http://www.LinuxFocus.org
Informação sobre tradução:
de --> -- : Katja Socher <katja(at)linuxfocus.org>
de --> en: Katja Socher <katja(at)linuxfocus.org>
en --> pt: Vinicius Gama Pinheiro <vinicius(at)im.ufba.br>

2004-10-27, generated by lfparser version 2.50