[LinuxFocus-icon]
Início  |  Mapa  |  Índice  |  Procura

Novidades | Arquivos | Links | Sobre LF
Este artigo está disponível em: English  Castellano  Deutsch  Francais  Nederlands  Portugues  Russian  Turkce  Korean  Arabic  

convert to palmConvert to GutenPalm
or to PalmDoc

[Photo of the Authors]
por Erdal Mutlu, Ceyhun Elmas

Sobre o autor:

O Erdal trabalha no Instituto Informático Técnico da Universidade de Istambul como um assistente do Sistema Linux, administrador da Rede e WEB. Utiliza o Linux desde 1992 e desde então que é um fã do Linux. Nos dias de hoje está a trabalhar na sua tese de graduação, um sistema Internet baseado no sistema de educação utilizando a linguagem de programação Java. Ele dá também suporte à LinuxFocus com as traduções e dicas de sistema.

O Ceyhun é um engenheiro Matemático e trabalha na companhia Ford Motor da Turquia como um administrador de Sistema Unix. É um dos editores Turcos da LinuxFocus. Ele também trabalha em simulação e animação de átomos de Hidrogénio utilizando o BMRT (blue moon rendering tools, veja a secção de referências) no Instituto Informático Técnico da Universidade em Istambul. Ele deseja passar mais tempo a tocar guitarra clássica e a viajar para os lugares naturais e históricos mais bonitos da Turquia. Nem tem tempo livre para encontrar uma namorada:)))


Conteúdo:

 

Introdução ao BORG

[Illustration]

Abstrato:

Se você tem milhares de frames para renderizar e não tem uma estação de trabalho gráfica, mas um monte de PC's, BORG tornará estes PC's numa "quinta de renderização".



 

O que é o BORG (BMRT Renderização GUI extraordinária) ?

O BORG é escrito em Java. O BORG é uma interface gráfica de utilizador para o BMRT, mas não só uma GUI. Distribuí o trabalho de renderização por diferentes computadores onde o BMRT é utilizado para fazer renderização de frames. Após o processo de renderização o BORG recolhe os dados para um único sítio.

 

Porque Precisamos do BORG?

Começando pelo primeiro uso dos computadores nos processos de animação foram feitos muitos desenvolvimentos em sistemas de software e hardware. Hoje é difícil distinguir entre o trabalho feito utilizando técnicas de animação por computador e o mundo real à nossa volta. Agora existem filmes totalmente produzidos utilizando animação por computador. Ambos, cientistas e actores estão a utilizar, efectivamente, animação por computador. Os Benefícios da animação por computador são vastamente utilizados em choques de carros, em cirurgias ao cérebro, em pesquisas ao espaço, educação, etc.

Apesar deste desenvolvimento, precisamos, ainda hoje, de sistemas caros e grandes para propósitos de renderização e o tempo que é despendido a executar a tarefa é francamente elevado. Há duas grandes razões para isto. Primeiro, as cenas resultantes devem ser o mais foto realísticas possível. Por esta razão cópias de raios (ray tracing) e outras técnicas são utilizadas, as quais requerem mais poder computacional e tempo para realizar a tarefa. Segundo, pelo menos 25 frames por segundo têm de passar, no sentido do olho humano ter a percepção de animação.

 

Como instalar o BORG?

Você pode fazer download do BORG livremente a partir de http://www.project-borg.org. A Quando da escrita deste artigo a versão corrente do BORG era a 0.2.90. Então utilizámos esta versão. O ficheiro para fazer download é cerca de 1 MB. O comando tar xvfz borg0.2.90_install.tar.gz pode ser usado para descomprimir os ficheiros. Após isto obtém as seguintes directórios e ficheiros :

borg_install/
borg_install/bin/
borg_install/bin/install.jar
borg_install/sm/
borg_install/sm/borg.jar
borg_install/sm/credits.jpg
borg_install/sm/startup.jpg
borg_install/sm/topimage.jpg
borg_install/sm/english.borg.lang
borg_install/sm/german.borg.lang
borg_install/sm/borg.bat
borg_install/bserver/
borg_install/bserver/bserver.jar
borg_install/bserver/bserver.bat
borg_install/doc/
borg_install/doc/doc.zip
borg_install/icons/
borg_install/icons/BorgServer.xpm
borg_install/icons/BorgServerManager.xpm
borg_install/CHANGES
borg_install/CHANGES.GERMAN
borg_install/FEATURELIST
borg_install/README
borg_install/Win32.txt
borg_install/chmode.sh
borg_install/install_for_jre1.1.x/
borg_install/install_for_jre1.1.x/install.bat
borg_install/install_for_jre1.1.x/install.sh
borg_install/install_for_jre1.1.x/install.x11
borg_install/install_for_jre1.2.x/
borg_install/install_for_jre1.2.x/install.bat
borg_install/install_for_jre1.2.x/install.sh
borg_install/install_for_jre1.2.x/install.x11
borg_install/license.borg.txt

No sentido de utilizar o BORG no seu sistema você tem de ter uma versão do JAVA em "runtime" ou em ambiente de desenvolvimento. Dependendo da versão do ambiente Java há dois directórios borg_install/install_for_jre1.1.xi e borg_install/install_for_jre1.2.x. Cada uma contém três ficheiros de instalação install.bat para sistemas Window$, install.sh e install.x11 para sistemas UNIX. O install.sh é utilizado para instalar o BORG em modo de comandos e o install.x11 é utilizado para o ambiente X Windows para os sistemas UNIX/Linux.

Nós instalámos o BORG em mais de 70 PC's no nosso laboratório de computadores. Não há razão para instalar manualmente o software para um tal número de computadores. O Erdal desenvolveu um pequeno, mas útil script BASH para desempenhar esta tarefa. Talvez falemos dele num próximo artigo. Bem, somos administradores de Linux e não podemos viver sem os benefícios deste ambiente e da linha de comandos. Mas aqui descreveremos um processo de instalação gráfica.

Antes de instalar o BORG, verifique, por favor que o seu sistema tem uma versão instalada do BMRT.

No sentido de descobrir a versão do ambiente Java que está a utilizar digite o seguinte comando :
java -version
Nós estamos a utilizar a 1.3 daí que resultado seja :
java version "1.3.0
Agora mudamos para o directório borg_install/install_for_jre1.2.x e corremos o comando install.x11. Se obtiver
"Unable to initialize threads: cannot find class java/lang/Thread
Could not create Java VM"

tal mensagem, significa que não tem definida a variável de ambiente CLASSPATH. Para este propósito digite os seguinte comandos :
bash:
CLASSPATH=/usr/lib/java
export CLASSPATH

tcsh:
setenv CLASSPATH /usr/lib/java
Mal acabe de correr o programa de instalação você obtém a janela de licença :

[license window]

Boas Novas : O lançamento da próxima versão do BORG em meados de Abril será GPL. Após ler a licença do BORG você obterá :

[BORG install menu]

Aqui pode escolher um ou ambos os componentes do BORG O "Servidor Administrador" (Server Manager) BORG e o Servidor (Server) BORG. O Servidor Administrador é o que o nome indica, uma interface de administração GUI. O BORG Servidor é o programa que usa o BMRT para renderizar e enviar as frames resultantes para o Servidor Administrador BORG. Isto pode ser esquematizado como :

[BORG's components in a network]

Primeiro você deve instalar o Servidor Administrador BORG no computador onde vai trabalhar. Após isto pode instalar o Servidor BORG nos outros computadores. Dado a muita simplicidade nós vamos instalar ambos os componentes do BORG nesta máquina. Se você só está a instalar o Servidor BORG você tem de fornecer o endereço IP do Servidor Administrador BORG, é por isso que necessita de instalar o Servidor Administrador BORG primeiro.

[borg install menu]

Seja cuidadoso ao fornecer o nome dos directórios nos menus de instalação. Só se os mesmos estiverem correctos é que a instalação terá sucesso.
[install window]

[install competed]

Seguindo as instruções atrás indicadas pode instalar com sucesso o Servidor BORG noutros computadores.

 

Como usar o BORG?

Antes de tudo tem de iniciar o Servidor Administrador BORG. Para este fim basta digitar o comando borg.


(clique na imagem para a ver no tamanho real)

Prima New para abrir um novo projecto.

[New project]

Aqui escolhe um lugar onde colocar as frames resultantes e o ficheiro rib para renderizar. Pode, também alterar vários atributos rendrib. Deste modo pode criar mais do que um projecto.

Okay, agora os seus projectos estão prontos (configurados), mas não temos servidores BORG para os renderizar. Então basta digitar o comando :
bserver
onde os servidores BORG estão instalados. Quando o servidor BORG é inicializado com sucesso você pode confirmá-lo no painel do Servidor Administrador BORG.


(clique na imagem para a ver no tamanho real)

 

Internacionalizando o Borg

Pode facilmente traduzir as Labels do e mensagens do Servidor Administrador do BORG para a sua linguagem!

Uma coisa simpática no BORG é que pode traduzir facilmente as suas labels e mensagens para a sua linguagem. Para este propósito altere o valor da variável LANG no ficheiro borg.conf para a sua linguagem (Exemplo : Turco) e faça uma cópia do ficheiro english.borg.lang para yourlang.borg.lang e traduza-o.

 

Conclusão.

Como verá ao utilizar os Servidores BORGA o tempo de renderização diminui drasticamente. Você está consegue tal ao utilizar todos os seus computadores disponíveis.

A nova versão do BORG vai ter uma licença GPL. Isto é muito importante, porque programas semelhantes são caros e precisam de sistemas caros para correr.

O BORG é, ainda uma versão beta, tem algumas limitações. Uma das limitações é que não tem nenhum modo de iniciar os servidores BORG a partir do Servidor Administrador BORG. No sentido de iniciar os servidores BORG você deve iniciá-los a partir dos computadores onde estão instalados. Talvez, mais tarde isto seja alterado e os autores escrevam servidores BORG como programas demónio que escutaram numa determinada porta e se conectam quando necessário. O Segundo, mas não aquela limitação importante, que vimos foi aquando da tradução das labels e mensagens para Turco, houve problemas de redimensionamento, não podemos ver algumas partes das labels.

De qualquer modo a conclusão é que o BORG torna o processo de renderização muito mais rápido !
 

Referências.

Eis aqui um Galáxia criada com o Borg. Pode cliquar na imagem para a ver em tamanho real:
[linuxfocus in space]
 

Forma de respostas para este artigo

Todo artigo tem sua própria página de respostas. Nesta página você pode enviar um comentário ou ver os comentários de outros leitores:
 página de respostas 

Páginas Web mantidas pelo time de Editores LinuxFocus
© Erdal Mutlu, Ceyhun Elmas, FDL
LinuxFocus.org

Clique aqui para reportar uma falha ou para enviar um comentário para LinuxFocus
Informação sobre tradução:
tr -> -- Erdal Mutlu, Ceyhun Elmas
en -> pt Bruno Sousa

2001-08-10, generated by lfparser version 2.17