[LinuxFocus-icon]
Início  |  Mapa  |  Índice  |  Procura

Novidades | Arquivos | Links | Sobre LF
Este artigo está disponível em: English  Castellano  Deutsch  Francais  Nederlands  Portugues  Russian  Turkce  Korean  Arabic  

convert to palmConvert to GutenPalm
or to PalmDoc

[Photo of the Author]
por Guido Socher

Sobre o autor:

O Guido gosta realmente do Linux não somente porque é um grande sistema operativo mas também porque é uma comunidade.


Conteúdo:

 

Revisão do Livro: Professional Perl Programming

[book cover]

Abstrato:

O "Professional Perl Programming" é um livro das séries Wrox "Programmer to Programmer". Você fica com 4.2 kg de papel e muito conhecimento por cerca de 80 Euro. O livro fala, basicamente de todos os aspectos do Perl 5.6 de que alguém pode pensar.



 

Introdução

Acerca de 7 anos atrás eu li o meu primeiro livro acerca de Perl. Foi o "Learning Perl" da O'Reilly. Desde então que tenho usado o Perl exaustivamente em vários projectos. O "Learning Perl" naquela altura era acerca do Perl 4 e só actualizei todo o meu conhecimento lendo páginas man e a documentação online.

O Livro "Professional Perl Programming" da Wrox é uma boa oportunidade para obter uma actualização acerca de todas as novas particularidades e uma boa revisão do Perl 5.6 e às suas novas funcionalidades.

 

O Livro

O "Professional Perl Programming" tem cerca de 1200 páginas e cobre quase todos os detalhes da linguagem. O livro descreve-se a si mesmo como sendo muito útil para novos e experientes programadores de Perl.
Pessoalmente não o recomendo a um novo utilizador principiante. Está escrito na ordem clássica começando pela sua instalação, tipo de dados, operadores, estruturas de dados complexas, controlo de fluxo ... etc. Isto provavelmente torna-o muito abstracto e "escuro" para um novo utilizador que não deve saber o que fazer ao certo com esta linguagem de programação. Um livro à estilo de tutorial como o mencionado acima da O'Reilly pode ser mais apropriado para um programador noviço.

Quem deve ler o livro? O livro, na minha opinião é escrito para um programador Perl, com um conhecimento básico no mínimo. Fala de praticamente sobre todos os aspectos da linguagem e nalguns sítios fornece detalhes acerca das funções internas do Perl. Isto ajuda a compreender a robustez e as limitações de alguns aspectos. Ajuda a escrever código optimizado. O livro utiliza imensos exemplos pequenos e independentes e pequenas ilustrações de código para ilustrar as matérias. Cada página tem, pelo menos um exemplo assim. Pode, facilmente copiar estes pequenos exemplos e ajustá-los às suas necessidades. Mas lembre-se que não é nenhum tutorial. Os autores não apresentam uma aplicação ou um programa que gradualmente cresça na sua funcionalidade à medida que lê o livro.

Lendo o Livro aprendi novos detalhes e tive imensas ideias novas em como escrever o código Perl ainda melhor.

O livro é digno de servir como referência. Pode tê-lo na sua mesa ao lado do teclado e utilizar as 41 páginas de índice alfabético para responder às suas questões. Os pequenos exemplos que encontra em cada página tornam a programação bastante fácil.  

Referências

 

Forma de respostas para este artigo

Todo artigo tem sua própria página de respostas. Nesta página você pode enviar um comentário ou ver os comentários de outros leitores:
 página de respostas 

Páginas Web mantidas pelo time de Editores LinuxFocus
© Guido Socher, FDL
LinuxFocus.org

Clique aqui para reportar uma falha ou para enviar um comentário para LinuxFocus
Informação sobre tradução:
en -> -- Guido Socher
en -> pt Bruno Sousa

2001-08-02, generated by lfparser version 2.17