[LinuxFocus-icon]
Início  |  Mapa  |  Índice  |  Procura

Novidades | Arquivos | Links | Sobre LF
Este artigo está disponível em: English  Castellano  ChineseGB  Deutsch  Francais  Nederlands  Portugues  Russian  Turkce  

convert to palmConvert to GutenPalm
or to PalmDoc

[Photo of the Authors]
por Katja and Guido Socher (homepage)

Sobre o autor:

A Katja é a editora alemã da LinuxFocus. Ela gosta do Tux, filmes & fotografia e do mar. A sua página pessoal pode ser encontrada aqui.

O Guido é um fã de há longa data do Linux e ele gosta do Linux porque é desenhado por pessoas honestas e abertas. Isto é uma das razões porque se chama código aberto. A sua página pessoal pode ser encontrada em linuxfocus.org/~guido.



Traduzido para Português por:
Bruno Sousa <bruno(at)linuxfocusorg>

Conteúdo:

 

Gravando CDs sob o Linux

[Illustration]

Abstrato:

Neste artigo descreveremos como pode gravar CDs sob o Linux.



Provavelmente leu o artigo da Katja Um novo mundo inteiro na nossa última edição e saiu de viagem com o Tux. E agora tem imensos "imagens" e "sons" que deseja trazer para casa e questiona-se como pode fazer isto. Gravar tudo num CD é uma boa solução e neste artigo vamos dizer-lhe como é que pode fazer isto.

 

O que é que precisa ?

Configuração de Hardware:
Claro que o Linux tem de estar instalado e a correr na sua máquina e precisa de um gravador de CDs para fazer o trabalho.
Se tiver um gravador de CDs SCSI as chances de ser reconhecido imediatamente pelo Kernel são muito boas. Só precisa de confirmar se o seu dispositivo SCSI é suportado pelo Linux (para isto, veja a base de dados de hardware). Todos os gravadores SCSI de CDs trabalharam sob o Linux.
Para um gravador ATAPI/IDE tem de configurar a emulação SCSI para o seu gravador parecer um dispositivo SCSI mesmo que esteja ligado através do bus IDE. Como fazer isto está descrito no ficheiro README.atapi do xcdroast, também recomendamos que leia o HOWTO de Gravação de CDs em linuxdoc.org
Para gravadores USB veja o HOWTO de Gravadores de CDs USB em mobilix.org/linux_usb_cd.html.
Como ambos só experimentámos com gravadores SCSI só podemos repetir o que lemos aqui.

Software para gravar CDs:
Para gravar CDs, você precisa dos seguintes programas:

  1. cdrecord: este é o programa que, actualmente, comunica com o seu gravador de CDs.
  2. mkisofs: precisa dele para fazer CDs de dados. É usado para gerar uma imagem do sistema de ficheiros para o CD, chamada imagem ISO.
  3. cdda2wav: este é preciso para ler audio digital a partir de CDs audio.
Todos os três estão incluídos no pacote cdrtools que pode obter a partir de www.xcdroast.org
ou ftp.fokus.gmd/pub/unix/cdrecord/
Com estes utilitários pode já gravar CDs utilizando a linha de comandos. Mas se deseja uma interface simpática e amigável precisa ainda de interfaces. Existem imensas interfaces disponíveis mas neste artigo só falaremos do xcdroast (http://www.xcdroast.org) e koncd (http://www.koncd.org/).O xcdroast parece ser o frontend com mais possibilidades e gostamos do Koncd porque é muito fácil de utilizar.


Instalação

Em muitos casos o xcdroast já estará instalado no seu computador, pelo menos com a distribuição RedHat é compilado com a biblioteca pam o que significa que lhe pedirá sempre pela password root se quiser gravar CDs e provavelmente, não quer dar a palavra-passe do root a todos os utilizadores que queiram gravar CDs. Um segundo senão é não poder iniciar o programa remotamente pela rede. Assim sendo é melhor fazer download da última versão a partir de http://www.xcdroast.org. Isto deve ser suficiente visto que existem pacotes pré-compilados para a maioria das distribuições disponíveis.
O koncd pode ser obtido a partir de www.koncd.org. As versões recentes do koncd assentam nas novas características QT/KDE. Se não quiser passar algum tempo a actualizar as bibliotecas do QT e do KDE pode utilizar uma versão mais antiga do koncd. Para este artigo utilizámos o koncd-0.7.5 sob o redhat 7.1.
 

Gravando CDs como um utilizador normal (não-root)

Para gravar CDs você precisa de ter permissões de escrita nos dispositivos /dev/sg* que são utilizados para a comunicação com o hardware. Mas o cdrecord utiliza extensões em tempo real para evitar "buffer underruns" durante o processo de escrita, o que requer, também permissões de root. Assim a melhor solução é utilizar o SUID no cdrecord e cdda2wav. Uhh ? SUID ? Não se preocupe. Pode ler o artigo do Guido acerca de permissões de ficheiros se quer saber exactamente o que é. De momento basta digitar os dois seguintes comandos e esquecer-se deles novamente :-)

chmod 4111 /usr/bin/cdrecord
chmod 4111 /usr/bin/cdda2wav

Tenha precaução que isto pode ser um potencial risco, mas não é, definitivamente. menos seguro do que dizer a toda a gente que deseja gravar CDs qual a palavra-passe do root.
Agora pode testar se o seu gravador de CDs é reconhecido correctamente. Corra simplesmente:

cdrecord -scanbus

Se tudo está bem, então devia var algo parecido com isto:

0,6,0 6) 'PLEXTOR ' 'CD-ROM PX-W8220T ' '1.03' Removable CD-ROM

Os números e a descrição podem ser diferentes, dependendo da sua configuração de hardware.
Pode, alternativamente, clicar no botão SETUP do xcdroast ou koncd e verificar se o seu gravador é reconhecido correctamente. correctly.
Comecemos, então, finalmente a gravar um CD.
 

Notas gerais acerca da gravação de CDs

Existem quatro passos necessários para gravar CDs:
  1. Tem de seleccionar os dados/música que deseja gravar num CD.
  2. Tem de definir algumas opções para o CD que vai ser gravado. Por exemplo quando deseja gravar um CD audio tem de escolher entre o modo TAO e DAO ou para um CD de dados tem de definir algumas opções para o sistema de ficheiros.
  3. Deve criar um directório de imagem com os ficheiros que deseja gravar para o CD. Se só deseja duplicar completamente, um outro CD você "escreverá on the fly" caso contrário tem de criar uma imagem primeiro no disco rígido.
    Um directório imagem é um espaço de armazenamento temporário para os dados que vão ser escritos para o CD. Para os CDs audio isto são ficheiros indexados e os ficheiros wav contêm a música e os CDs de dados são um ficheiro muito grande chamado imagem ISO.
  4. Grava actualmente o CD.
Geralmente, os CDs precisam de ser escritos de "uma só ida" e o fluxo de dados não perturbado durante o processo de escrita. Graças às extensões de tempo real os buffer underruns que conduzem a CDs queimados são só um problema do utilizadores do windows. Com o Linux não precisa, realmente, de "burn proof". Existe um buffer especial, chamado FIFO, dentro do gravador de CDs para compensar pequenos distúrbios o que, normalmente, é suficiente para evitar falhas de gravação no Linux. Contudo deve ser cuidadoso e não deve fazer coisas que precisem de muito poder de computação. Pode navegar na Web, compilar software,... mas apagar um ficheiro grande pode ser um problema e talvez seja suficiente para perturbar o processo o que resultado num CD queimado.
Se está preocupado com os buffer underruns pode utilizar a opção de simulação de escrita (dummy write) para primeiro testar se a escrita do CD trabalha antes de o queimar. O processo de gravação é testado com dados reais, mas o laser dentro do gravador de CDs é desligado. É sempre melhor fazer um teste em vez de ter de repetir tudo novamente.
O facto de ter de gravar de "uma só ida" significa que se esqueceu, mesmo de um simples ficheiro você tem de gravar o CD novamente. Existe uma possibilidade de multisessão onde adiciona algo mais tarde, mas não falaremos disto aqui porque com a multisessão não pode ler o CD em muitos gravadores de CD visto que não está pronto e o preço de um CD está tão baixo que nunca tivemos uma razão para o usar.
 

Configuração

Quando inicia o koncd ou o xcdroast, reconhecerá que ambos têm um botão de setup. Aqui pode descobrir se o seu gravador é reconhecido correctamente e definir opções gerais.
[xcdroast: run as root to configure] Olhemos para o setup do xcdroast e do koncd:
 

CDs de música (audio) (Puros)

Aqui, deve primeiro pensar um pouco no formato. Se a canção é a partir de outro CD não há problema. É só avançar e copiar. Por outro lado deve notar que o cdrecord reconhece ficheiros au e wav e converte-os automaticamente para os tocar no seu leitor de CDs mas outros formatos precisa de os converter primeiro se não quiser ouvir, mais tarde, só ruído. Para converter um ficheiro a partir de mp3 para wav pode fazer o seguinte na linha de comandos:
mpg123 -w /tmp/song.wav song.mp3
Isto permite-lhe obter CDs audio normais a partir de música mp3. Ocupa mais espaço mas pode ser tocado em quase todos os leitores de CDs.
Finalmente ao gravar o CD pode escolher se quer a cópia no modo TAO ou DAO. No modo TAO terá 2 segundos de pausa entre cada canção enquanto que no modo DAO não tem isto o que o torna o modo de escolha para gravações de música ao vivo. TAO= Track at Once (pista de uma só vez) e DAO= Disk at Once (disco se uma só vez).
Pode copiar um CD completamente ou misturar músicas a partir de CDs diferentes ou outros ficheiros de som, por exemplo obtidos da internet.

Vejamos, primeiro como pode copiar um CD sem alterações:

[xcdroast Duplicate CD]


Vejamos agora o que tem de fazer se quiser gravar um CD com música de vários sítios:
 

CDs de dados (Puro)

Para os CDs de dados precisa de um sistema de ficheiros ou, como normalmente se diz o CD tem de ser formatado. Tem de escolher o sistema de ficheiros que deseja. Esta escolha dependerá do sistema operativo no qual quer ler os dados. O standard ISO-9660, que descreve o sistema de ficheiros do CD, por exemplo não permite ficheiros de nomes compridos. Por isso foram desenvolvidas extensões para este standard. Para o Linux e Unix as extensões RockRidge são utilizadas, a Microsoft utiliza as extensões Joliet. Com o formato RockRidge pode também ter permissões, etc. como já o sabe do seu sistema.
A solução recomendada é utilizar as extensões RockRidge e Joliet no mesmo CD.
Se só quiser copiar um CD a partir de um outro existente, não tem de se preocupar com isto porque o CD já possui um sistema de ficheiros que também é copiado.

[xcdroast Master CD]

Se quiser copiar dados a partir do seu disco rígido :
[koncd Master CD]
 

Backup do seu directório de trabalho

Basicamente pode salvaguardar tudo em CD com o método descrito em "CDs de dados (puros)". Se os dados no seu directório de trabalho forem demasiado grandes para caberem num CD então precisa de seleccionar subdirectórios e escrevê-los para um CD diferente.
 

Dicas e Truques:

Pode ser útil verificar se a imagem ISO é correcta antes de proceder à gravação final. Para fazer isto pode montar a imagem ISO como se fosse um CD real:

Mude para root: su -
Crie um directório vazio (conhecido como ponto de montagem): mkdir /tmp/mycd
Monte a imagem ISO (ligue a imagem ISO ao directório):
mount -o loop -t iso9660 Image.iso /tmp/mycd
Agora pode utilizar o comando "ls" para inspeccionar a imagem do CD: ls /tmp/mycd
Se lhe parece ok desmonte-o: umount /tmp/mycd

... e grave a imagem para o seu CD.
 

Utilitários de linha de comandos

Acima discutimos duas interfaces gráficas para gravar CDs mas pode também gravar CDs utilizando somente a linha de comandos. Se olhar para a página do manual do cdrecord verá que existem centenas de opções, uuuhh... não tenha medo. É mais fácil do que parece á primeira. Obtenha as duas scripts em perl o cdrecordeasy e o mkisofseasy.
Estão incluídos no pacote easycdscripts (página de download)
Descomprima-os com o comando

tar zxvf easycdscripts-0.1.tar.gz

Agora corra o comando cdrecord -scanbus. Olhe para a linha onde pode ver o seu gravador de CDs e lembre-se dos números que vê no princípio. Devia ser algo como 0,4,0 ou 0,6,0 ....
Edite o ficheiro cdrecordeasy introduzindo este número atrás da linha que diz $dev=... Encontra-la-á algures no princípio.
Agora a instalação das nossas duas pequenas scripts está terminada. Criar, agora um CD de dados é muito fácil:
  1. Copie todos os ficheiros que deseja ter no CD para um directório (por exemplo ~/cdrom). Os discos rígidos são bastante grandes e baratos nestes dias e não deve constituir problema a cópia de algumas centenas de MB.
  2. Corra o comando: mkisofseasy ~/image.iso ~/cdrom
    Isto criará uma imagem ISO de todos os ficheiros no directório ~/cdrom.
  3. Grave o CD correndo o comando: cdrecordeasy ~/image.iso
E é isto. Muito mais fácil do que parecia no princípio, não é!? :-)

Divirta-se com os seus CDs!

 

Referências

 

Forma de respostas para este artigo

Todo artigo tem sua própria página de respostas. Nesta página você pode enviar um comentário ou ver os comentários de outros leitores:
 página de respostas 

Páginas Web mantidas pelo time de Editores LinuxFocus
© Katja and Guido Socher, FDL
LinuxFocus.org

Clique aqui para reportar uma falha ou para enviar um comentário para LinuxFocus
Informação sobre tradução:
en --> -- : Katja and Guido Socher (homepage)
en --> pt: Bruno Sousa <bruno(at)linuxfocusorg>

2002-02-06, generated by lfparser version 2.21