[LinuxFocus-icon]
Início  |  Mapa  |  Índice  |  Procura

Novidades | Arquivos | Links | Sobre LF
Este artigo está disponível em: English  Castellano  Deutsch  Francais  Nederlands  Portugues  Turkce  Arabic  

convert to palmConvert to GutenPalm
or to PalmDoc

[Yves Ceccone]
por Yves Ceccone (homepage)

Sobre o autor:
Fotografo, convertido à publicação de desktop. Nunca mais largou o rato desde esse momento.

Traduzido para Português por:
Bruno Sousa <bruno(at)linuxfocus.org>

Conteúdo:

 

Gimp: utilizando máscaras de calco

[Illustration]

Abstrato:

O Gimp pode, facilmente, competir com os grandes nomes em edição de imagem. Tem um utilitário, mask layers (semelhante ao fusion mask do Photoshop) o que lhe permite trabalhar com as camadas de um modo mais fácil. Com este método é muito fácil de voltar atrás e corrigir um erro sem tocar na camada propriamente dita, visto que estamos a trabalhar numa máscara a qual podemos apagar se as alterações não nos agradarem ou aplicá-las se forem satisfatórios. As máscaras de calco (mask layers) permitem-lhe, também, criar efeitos de junção (merge effects), efeitos de volume ... é mais fácil de compreender como trabalha em vez de listar todas as suas possibilidades.



 

Versão

A versão Gimp utilizada para este artigo foi 1.1.9, mas as máscaras de calco estão presentes em velhas versões, e.g 1.0.4, mas aconselho-o a utilizar versões mais recentes e.g 1.2.1. Existem imensos novos utilitários e imensas possibilidades, isto tornará os exercícios neste artigo mais simples. É muito fácil e o Gimp falará a sua língua, visto que novas versões internacionais foram feitas.  

Transformando o background numa camada

Abre o Gimp e crie uma imagem RGB com um background branco. Preencha-a com algum padrão.

[white] [pattern] [erase pattern] [transparent, alpha channel]

Prima no "D" uma só vez para tornar preto o foreground e o background branco. Escolha o utilitário de apagar para apagar e mova-o para o topo do padrão, enquanto que ao apagar o padrão podemos ver o background branco a aparecer.
Prima ctrl+Z para voltar ao padrão.
Agora, abra o painel "Layer" e escolha a opção "Add alpha channel" ao clicar com o botão direito enquanto que por cima do background. Agora tente utilizar o utilitário de apagar antes. Em vez de um background branco aparece um padrão representando imagens transparentes.
Transformámos um background numa camada adicionando um canal alpha.
Vantagens da camada : Transparência, alteração da posição em relação a outros, ... máscara de calco.  

Princípios

[pattern1] [pattern2]

Crie uma imagem com um padrão. Transforme o seu background numa camada adicionando um caracter alpha. Renomeie o background "layer1" dando um duplo clique nele. Adicione uma nova camada (pode clicar no ícone da parte de baixo à esquerda no painel "Layers, Channels and Paths" ou clicando com o botão direito do rato e escolha "New Layer"). Escolha "transparent" e chame-o de "layer 2".
Podemos ver o layer1 através do layer2 que é transparente. Escolha layer2 no painel e preencha-o com um padrão diferente do layer1. Só agora é que conseguimos ver o topo da camada, que é a do layer2. Claro que, podemos permutar entre as layers, clicando no apropriado ícone do olho no painel da camada.

[Layers and channels]

Escolha o layer 2 e adicione uma máscara de calco com a máxima opacidade (escolha branco). É agora, possível de trabalhar quer na máscara quer na camada. Para trabalhar na máscara clique. somente uma vez na "vinheta" da máscara para a seleccionar (mal escolhe a máscara ou a camada o seu modelo torna-se branco).

[Layers and channels] [the resulting image]

Clique uma vez no "D" para pôr a branco o foreground e utilizar o utilitário de pincel, escolha a escova redonda, por exemplo. Depois desenhe sobre a imagem. Podemos ver, claramente, na representação do ecrã que mascarámos partes da camada com o utilitário de pincel preto, e em vez disto vemos partes do padrão da camada. Clique no "X" para alternar entre a cor branca e preta e desenhar (a branco desta vez) na camada:
recuperamos a camada 2. Podemos claramente, ver como facilmente conseguimos trabalhar, undo, os utilitários de modificação (change) se necessários com a tecla "X" sem tocar na camada porque estamos a trabalhar na sua máscara.


Comandos :
Todos os utilitários podem ser utilizados desde que estejamos a trabalhar na máscara de calco: degradações, filtros, spray, selecções, ...., muitas possibilidades de vistas.  

Efeitos de Transição

[layer and channels]

[pattern] [black->white fade] [result]

Este efeito foi conseguido preenchendo a máscara de calco com uma degradação (fade) preto->branco.  

Canto

[ball]

[new background] [final image]

A vantagem deste efeito de canto é a possibilidade de desfazer algo (com a tecla "X"), a possibilidade de não tocar na camada, e a possibilidade de fazer cantos num objecto com bordas de diferentes espessuras seleccionando a própria firmeza do nosso utilitário.  

Máscara manchada

[layer and channels]

[mask layer] [background]
[G written in black] [blured G]

Na quarta imagem foi aplicado um filtro de mancha na máscara de calco.  

Efeito de Volume

O efeito de volume pode ser criado no Gimp utilizando máscaras de calco e alguns truques.

[circular selection]
[layer, channel and path window]

Crie uma imagem quadrada. Faça uma selecção circular (para este propósito pode usar o shift e crtl ao mesmo tempo para obter um círculo perfeito e comece pelo seu centro).
Guarde a linha desenhada clicando com o botão direito no canal (channel)->selecção->guardar no canal (isto permitir-nos-á chamar novamente a selecção. Servirá de base a todas as linhas desenhadas que se seguirão). Preencha este círculo com o padrão (deve fazer parte daqueles que vêm completos com o Gimp ou equivalente) utilizado para a captura de ecrã. Para isto a selecção deve estar activa, escolha o padrão, duplo clique no balde de pintura e escolha "fill with pattern", e depois clique na selecção. Crie uma máscara de calco (branca) depois de ter escolhido a opção de degradação, por omissão (black -> white) na janela de diálogo, com o utilitário de degradação, desenhe uma linha começando pelo ângulo inferior-esquerdo para o ângulo superior-direito de fim (45 graus).
Pode repetir esta operação o número de vezes que desejar para obter a sensação correcta (altere as posições de inicio e fim da linha). De qualquer modo, podemos, sempre, voltar atrás para as definições que queremos. Note que a degradação pode ser aplicada à máscara com ou sem uma selecção activa. A selecção estava activa para a máscara de calco 1 e não a 2, não havendo alterações nos resultados,

[3d border] [layer, channel and path window]

Chame novamente a selecção guardada num canal. Vá até ao separador dos canais no canal e painel da camada e clique na opção para copiar a camada seleccionada, a opção cujo ícone devia ser um círculo brando num quadrado preto e clique no ícone que representa um círculo com pontos. A selecção devia aparecer (para a versão 1.04 pode fazer "Channel to selection").
A próxima manobra criará uma espécie de arco à volta do primeiro círculo: (com a versão 1.04 podemos escolher a opção selection->border, menos preciso para este exercício). A selecção estando activa faça um clique-direito -> selecção -> zoom e escolha (faça alguns testes) um valor que criará uma tira à volta do primeiro centro como a primeira captura de ecrã. Guarde esta selecção num canal (selecção -> guardar num canal). Active (se não está já activo) a maior selecção circular, e clique no primeiro ícone da selecção de canal no separador dos canais (o mais pequeno) que salvou na fase anterior (não clique na coluna do olho). Vá até ao ícone do círculo com pontos (sem clicar), depois clique. Subtraímos, com esta operação, a selecção maior pela mais pequena. Podemos eventualmente, guardar esta selecção num canal.
Crie uma nova camada. Preencha esta selecção (na nova camada) com o mesmo padrão, crie uma máscara de calco e aplique uma degradação na direcção oposta à anterior (a partir do topo para o fim com o utilitário de degradação).

Utilize o formato nativo do Gimp, que guarda máscaras, para guardar o seu trabalho.
[3d border] [layer, channel and path]

Procederemos do mesmo modo que anteriormente para adicionar uma fina faixa circular exterior. Para obter uma diferença notável relativamente à anterior, teremos que jogar com a colocação da degradação e a densidade e o contraste dos dois elementos (Imagem-> Cor -> Luminosidade -> Contraste...).
[3d border] [layer, channel and path]

O último elemento é um faixa colocada no interior do primeiro círculo, preenchida com um cinzento uniforme graças ao qual aplicamos um filtro de mancha. E claro, uma máscara de calco com uma degradação suave para clarificar a parte direita mais baixa. Aqui estamos, o fabrico do efeito de planície (flat) está feito . Não tem nada a ver com 3D, mas com um certo sentido de volume...
 

Script-Fu

É algo interessante analisar as imagens criadas com o Script-Fu do Gimp, utilizam, na maioria das vezes máscaras de calco e aprendemos muito abrindo o painel da camada para descobrir como foi construído.
[script-fu logo] [layer, channel and path]

Esta Script-Fu é encontrada em Xtns -> Script-Fu ->Logos -> Chrome e é feita com uma fonte true type chamada "stoopid", e utiliza uma máscara de calco... Temos de modificar a cor da camada G para sermos capazes de a utilizar na imagem que criámos: com "Imagem -> Cor -> Balanço de cor", por exemplo ou "níveis", e depois reduzir a densidade da sombra para 50% (com o cursor de opacidade da folha da camada). Depois elimine a camada de background enquanto na folha de camada faça: "clique-direito -> fusão de camadas visíveis. Depois ctrl + c para copiar o logo, ...

[button with G from script-fu] [layer, channel and path]

...para a colocar na imagem de planície faça ctrl + v para colar. Aparece, na camada do painel uma selecção flutuante, tem de criar uma nova camada onde colocar o logo, onde poderá retocar a cor, tamanho, posição....  

Condecoração/Fita

Um outro uso das máscaras de calco: A fita que se enrola à volta de outro objecto...
[object] [blue line] [object wrapped with a blue ribbon]

É preciso um background para a camada, um objecto circundando outro, e pelo menos uma fita sobre uma terceira. Podemos utilizar uma linha desenhada com um pincel ou uma escova, utilize um filtro de mancha e jogue com a densidade da camada, a sua cor, outro filtro...

[layer, channel and path window]

O princípio é o mesmo, precisa de uma máscara em cada camada com uma fita, e depois esconda as partes que são supostas estas atrás do objecto...  

Infinito

Alguns modos em que pode utilizar a máscara foram descritos, mas as possibilidades são infinitas, assim dê um caminho à sua imaginação...  

Forma de respostas para este artigo

Todo artigo tem sua própria página de respostas. Nesta página você pode enviar um comentário ou ver os comentários de outros leitores:
 página de respostas 

Páginas Web mantidas pelo time de Editores LinuxFocus
© Yves Ceccone, FDL
LinuxFocus.org

Clique aqui para reportar uma falha ou para enviar um comentário para LinuxFocus
Informação sobre tradução:
fr --> -- : Yves Ceccone (homepage)
fr --> en: NLandu Mbela <cnmn(at)hoga.pl>
en --> pt: Bruno Sousa <bruno(at)linuxfocus.org>

2001-12-29, generated by lfparser version 2.21