[LinuxFocus-icon]
Início  |  Mapa  |  Índice  |  Procura

Novidades | Arquivos | Links | Sobre LF
Este artigo está disponível em: English  Castellano  ChineseGB  Deutsch  Francais  Italiano  Nederlands  Portugues  Turkce  

convert to palmConvert to GutenPalm
or to PalmDoc

Pierre Loidreau
por Pierre Loidreau
<pierre.loidreau(at)ensta.fr>

Sobre o autor:

O Pierre trabalha como professor-Investigador na ENSTA (Escola Nacional Superior de Técnicas Avançadas). O seu campo de investigação diz respeito a "sistemas encriptados" baseados na teoria de correcção de erros. "Joga" com o linux todos os dias... e ténis muito frequentemente.



Traduzido para Português por:
Bruno Sousa <bruno(at)linuxfocus.org>

Conteúdo:

 

Introdução à criptografia

mail

Abstrato:

Este artigo foi publicado primeiro numa revista de Linux Francesa, numa edição especial focando a segurança. O editor, os autores, os tradutores, gentilmente, permitiram a LinuxFocus de publicar cada artigo desta edição especial. De acordo, a LinuxFocus apresentar-lhos-à mal estejam traduzidos para Inglês. Obrigado a todas as pessoas envolvidas neste trabalho. Este genérico será reproduzido para cada artigo tendo a mesma origem.


_________________ _________________ _________________

 

O porquê da criptografia - 2500 anos de história.

A origem da criptografia, provavelmente, remonta ao princípios da existência humana, logo que as pessoas tenham tentado aprender a comunicar. Consequentemente, tiveram de encontrar meios para garantir a confidencialidade de parte das suas comunicações. Contudo o primeiro uso deliberado de métodos técnicos para encriptar mensagens pode ser atríbuido aos antigos Gregos, em meados do século VI A.C. uma vara, chamada "scytale" foi utilizada. O emissor enrolaria uma pedaço de papel à volta da vara e escreveria a sua mensagem longitudinalmente nela. Depois abria o papel e enviáva-o para o endereço respectivo. A desencriptação da mensagem sem o conhecimento do comprimento das varas - actuando aqui como uma chave secreta - era considerado impossível. Mais tarde os romanos utilizaram o código cifrado de César para comunicar (uma terceira letra do alfabeto).

Os próximos 19 séculos foram devotados à criação de técnicas de encriptação experimentais, inteligentes, em que, cuja segurança, actualmente, reside no quanto o utilizador confia nelas. Durante o século XIX, o Kerchoffs escreveu os princípios da encriptação moderna. Um destes princípios afirmava que a segurança de um sistema encriptado não residia no processo de encriptação em si, mas sim na chave que era utilizada.

Assim, deste ponto de vista, era esperado que os sistemas de encriptação seguissem estes requisitos. Contudo, os sistemas existentes, ainda carecem de cálculos matemáticos e por conseguinte, de utilitários para medir o benchmark de resistência a ataques. Melhor seria se alguém atingisse o objectivo mor da criptografia e encontrasse um sistema, incondicionalmente, 100% seguro ! Em 1948 e 1948, foram adicionadas bases científicas à criptografia com 2 papeis de Claude Shannon: "Uma Teoria Matemática da Comunicação" e, principalmente, "A Teoria de Comunicação de Sistemas Secretos". Estes artigos afastaram esperanças e preconceitos. O Shannon provou a cifração de Vernam que havia sido proposta alguns anos antes - e também a renomeou para One Time Pad -- era o único sistema, incondicionalmente, seguro que alguma podia existir. Infelizmente, tal sistema não era possível pô-lo em prática... Esta é a razão porque, nos nossos dias, a evolução dos sistemas de segurança é baseada em segurança computacional. Um defende que a chave de cifração é segura se nenhum ataque conhecido não faça mais do que procurar por todas as chaves possíveis.

 

AES (Padrão avançado de Encriptação)

Recentemente, em Outubro de 2000, o NIST (National Institute of Standards and Technology) anunciou um novo padrão de uma chave secreta de cifragem, escolhido de 15 candidatos. Este novo padrão pretendia substituir o velho algoritmo DES, cujo tamanho das chaves se está a tornar muito pequeno. O Rijndael - um nome comprimido, originário dos seus inventores Rijmen e Daemen - foi escolhido para se tornar o futuro AES.

Este sistema de encriptação é dito ser um "bloco" de cifragem à medida que as mensagens são encriptadas em blocos inteiros, com unidades de 128-bits. Existem múltiplas ideias que propõem a utilização de chaves com 128, 192, 256 bits. Só para sua informação, o DES encripta blocos de 64 bits com uma chave de 56 bits. O DES triplo, normalmente, encripta blocos de 64 bits com uma chave de 112 bits.

AES

Tabela 1: Iteracções do AES

O modo operacional do AES está descrito na figura 1. Primeiro uma chave secreta K0 é ajustada bit a bit à mensagem. Depois, semelhantemente a todos os blocos de cifragem. A função F é iterada, utilizando sub-chaves geradas a partir de uma rotina de expansão, inicializada pela chave mãe.

Para o AES, a função F é iterada 10 vezes.
F function

Tabela 2: Função F F

Vejemos, agora, muito resumidamente, como as substituições são construídas e ao que corresponde a constante ai. Tecnimente - e por razões de simplificação - um octeto deve ser considerado como um elemento conjunto de 256 elementos, chamado um campo finito e no qual todas as operações simples (como a adição, multiplicação, e inverso) existem. De facto a prévia substituição S é o inverso de tal campo. A substituição S é especificada como sendo uma operação simples e pode, facilmente, ser implementada.
O elemento ai corresponde à elevação da potência i de um elemento do campo. Tais considerações tornam as implementações do AES muito eficientes.

Como o AES é somente construído através de operações de bitwise, isto dá-lhe duas grandes vantagens:
Key expansion routine

Tabela 3: Rotina da Chave de expansão
 

Chave Pública de encriptação

Em 1976, o Diffie e o Hellman publicaram um artigo "New Directions in Cryptography" o qual era um objectivo real para a comunidade dos criptógrafos. Este artigo introduzia o conceito de chave pública de encriptação. Naquela altura, a única familia de algoritmos conhecida - algoritmos de chaves secretas simétricas - não podia mais satisfazer as novas necessidades que apareciam devido à explosão dos métodos de comunicação como as redes.

Basicamente, o princípio da sua nova ideia foi a introdução do conceito de funções de um só sentido trapdoor. Tais funções operam facilmente num sentido mas computacionalmente impossível de inverter sem o conhecimento de um segredo chamado trap - mesmo que a função seja conhecida por todos. Então, a chave pública actua como função enquanto que o trap (somente conhecido por um número limitado de utilizadores) é chamada chave privada. Isto deu origem ao nascimento ao mundo da Alice, Bob (e outros). A Alice e o Bob são duas pessoas que tentam comunicar com requisitos de integridade, evitando intrusos que podem tentar escutar ou até mesmo alterar a comuncação.

Claro que, para decrifrar a mensagem , o recipiente só precisa de inverter a função utilizando o segredo denominado trap.

O exemplo mais simpático do criptografismo público (e, sem dúvida o mais simples) foi apresentado dois anos mais tarde em 1978. Foi inventado por Rivest, Shamir e Adleman e por aqui surgiu o RSA. É baseado na dificuldade matemática da factorização inteira. A chave privada é feita do tripleto (p,q,d) com p e q dois primos (tendo aproximadamente o mesmo tamanho), e d é um primo relativo de p-1 e q-1. A chave pública é formada pelo par (n,e), com n=pq, e e o inverso do módulo de d (p-1)(q-1), por exemplo

ed = 1 mod(p-1)(q-1).



Suponha que a Alice quer enviar algum texto, encriptada com a chave pública do Bob(n,e). Primeiro, transforma a mensagem num inteiro m menos o n. Depois, processa 
c = me mod n,


e envia o resultado c para o Bob. Do seu lado, o Bob, cuja chave privada é (p,q,d), processa : 
cd mod n = med mod n = m.


Para o RSA, a função armadilha de um só sentido é a função que associa um inteiro x <n ao valor xe mod n.

Desde o RSA, muitos outros sistemas chave de encriptação públicos foram inventados. Presentemente uma das alternativas mais famoasas ao RSA é um sistema de encriptação baseado em logatimos discretos.  

Utilização Moderna da Criptografia

Actualmente a chave pública de criptografia é realmente interessante porque é fácil de utilizar e resolve muitos problemas de segurança até então sem resolução. Mais precisamente, resolve alguns problemas de autenticação: Para além da chave secreta de encriptação, a chave-pública de encriptação fornece encriptação à base de sistemas de criptação, garantindo confidencialidade nas comunicações.

Imaginemos que a Alice quer comunicar secretamente com o Bob. A Alice obtem a chave pública do Bob num directório público e, encripta a sua mensagem com esta chave. Quando o Bob recebe o texto encriptado, ele usa a chave privada para decifrar o texto encriptado e lê o texto inicialmente limpo. Ambas as chaves têm regras diferentes, isto explica por que tais sistemas são designados de sistemas de encriptação assimétricos - referindo os sistemas com chave de encriptação para cifrar e decifrar são conhecidos como sistema de encriptação simétricos.


A chave pública de encriptação oferece um outro grande benefício em relação à chave secreta de encriptação. De facto, se n utilizadores comunicarem através de uma chave encriptada secreta, cada um deles precisa de uma chave diferente para cada pessoa no grupo. Assim, têm de ser arranjadas n(n-1) chaves. Se o n representa milhares de utilizadores então milhões de chaves precisam de ser arranjadas... Para além disto, adicionar um utilizador ao grupo não é tarefa fácil, porque novas n chaves precisam de ser geradas para o utilizador poder comunicar com todos os membros do grupo. Depois, estas novas chaves precisam de ser enviadas de volta para o grupo. De modo contrário, nos sistemas de encriptação assimétricos, as n chaves públicas dos membros são arquivadas num directório público. Adicionar um novo utilizador, consiste, simplesmente, em adicionar a sua chave pública ao directório.  

Usar uma chave pública ou privada: encontrando a melhor combinação

O parágrafo anterior explicou que a chave pública de encriptação resolveu muitos problemas com os quais a chave privada não conseguia lidar. Pode questionar-se porque é que foi desenhado o AES. Actualmente, existem duas grandes explicações para esta escolha. Por conseguinte, para pura encriptação, os algoritmos de chave secreta são preferidos- quando é possível utilizá-los. Zimmermann trabalhou sob uma solução híbrida interessante, implementada no PGP. Basicamente quando a Alice e o Bob querem comunicar com factores de integridade utilizando o algoritmo de chave secreta (o PGP usa o IDEA): Quando a comunicação termina, a chave de negociação da sessão é descartada. Tais sistemas usam ambas as chaves secretas e públicas dos sistemas de encriptação. Normalmente, as pessoas consideram como sendo a parte mais insegura o protocolo de troca das chaves.  

Bibliografia

História da Criptografia: Para o AES :
Criptografia em geral:

 

Forma de respostas para este artigo

Todo artigo tem sua própria página de respostas. Nesta página você pode enviar um comentário ou ver os comentários de outros leitores:
 página de respostas 

Páginas Web mantidas pelo time de Editores LinuxFocus
© Pierre Loidreau, FDL
LinuxFocus.org
Informação sobre tradução:
fr --> -- : Pierre Loidreau <pierre.loidreau(at)ensta.fr>
fr --> en: Axelle Apvrille <axellec(at)netcourrier.com>
en --> pt: Bruno Sousa <bruno(at)linuxfocus.org>

2002-10-02, generated by lfparser version 2.31