[LinuxFocus-icon]
Início  |  Mapa  |  Índice  |  Procura

Novidades | Arquivos | Links | Sobre LF
Este artigo está disponível em: English  Castellano  Deutsch  Francais  Italiano  Nederlands  Portugues  Russian  Turkce  

convert to palmConvert to GutenPalm
or to PalmDoc

[Alessandro]
por Alessandro Pellizzari
<alex(at)neko.it>

Sobre o autor:

O Alessandro tem sido um Administrador de Sistema Linux e Programador desde algum tempo, após ter usado vários computadores Amiga com satisfação. Está principalmente interessado em PHP, Python e programação C mas sempre à procura de novas campos interessantes na ciência da computação.



Traduzido para Português por:
Bruno Sousa <bruno(at)linuxfocus.org>

Conteúdo:

 

Revisão de Livro: Beginning PHP4 Databases

[Illustration]

Abstrato:

Este artigo é uma revisão do novo livro da Wrox acerca de implementar e usar sistemas de base de dados com o PHP4.

_________________ _________________ _________________

 

Introdução

Nos dias de hoje a maioria dos web sites com PHP é baseado numa ou mais base de dados. Mas saberá a maioria dos programadores como uma base de dados relacional funciona, quais são as possibilidades que elas oferecem, como optimizar o tempo de acesso e as extensões objecto-relação?

Este livro é um bom ponto de partida para programadores que querem desenvolver aplicações web orientadas às base de dados, para fornecer ao leitor as bases necessárias para escolher e usar a base de dados e as técnicas para escolher a melhor estrutura de tabelas e os métodos de acesso.

 

Organização do livro

O livro é composto de 13 capítulos e 3 apêncices, e com um décimo-quarto capítulo disponível online em Wrox.

Depois de uma breve introdução do livro a explicar a estrutura e os recursos onine, o primeiro capítulo é uma introdução rápida ao PHP, analisando somente a parte da linguagem orientada a objectos. O segundo capítulo foca-se nos fundamentos das base de dados, explicando vários modelos de DB e a sua evolução ao longo da história para se tornarem num moderno RDBMS, as suas extensões de objectos e as base de dados XML. Este capítulo prossegue com o acesso às base de dados com o PHP, listando as base de dados suportadas e as opções de compiação do PHP para as suportar.

A começar pelo capítulo três o livro entra dentro da estrutura da base de dados, explicando a normalização de tabelas e, introduzindo brevemente os diagramas de Entidade-Relacionamento, continuando pelos capítulos quatro e cinco, com uma explicação mais aprofundada so SQL, descrevendo, respectivamente a estrutura de criação, a inserção de dados, a modificação e a consulta. O sexto capítulo introduz, finalmente, as características RDBMS, como a integridade física, triggers e transacções.

O sétimo capítulo volta à programação PHP, com uma discussão em como integrar SQL avançado dentro das scripts de PHP, descrevendo, entre outros, cursores, triggers, vistas e índices.
No oitavo capítulo encontramos uma introdução ao desenvolvimento em multi-camadas com o PHP e uma análise às funções disponíveis e às bibliotecas com classes abstractas para o acesso às base de dados.
O nono capítulo entra numa explicação mais profunda do PEAR::DB, que será usado no resto do livro por todos os exemplos.

O décimo capítulo é inteiramente dedicado a um caso de estudo: uma aplicação à base de PEAR::DB para registo de encomendas e rastreio de pagamentos, indo desde a análise do problema, passando pela definição das tabelas necessárias e terminando por escrever o código da apllicação.

O capítulo seguinte também está estruturado de um modo semelhante, estudando uma aplicação de administração de uma biblioteca usando as base de dados orientadas a objecto-relações, de um modo particular o PostgreSQL. Começa por analisar o problema, depois define a estrutura da tabela, mas o código da aplicação, devido à limitação de espaço só está disponível a partir do website da Wrox.

A partri do décimo-segundo capítulo o argumento altera-se para as base de dados XML, listando os pros e contras, relativamente a uma base de dados relacional. Existe uma lista de diferentes aplicações, quer comerciais e llivres e no fim o Xindice da fundação de Software da Apache é discutido.
A explicação vai deste a criação da base de dados até ao seu preenchimento usando documentos XML, analisando depois as tecnologias XPath e XUpdate para consutar e actualizar dados, dando uma breve introdução ao XQuery emergente.

O décimo-terceiro capítulo pega do décimo e décimo-primeiro capítulo a sua estrutura, estudando o problema desde a análise até à realização de uma aplicação, com a separação de privilégios de um utilizador normal para um administrador.

Os apêndices são, principalmente dedicados à administração de base de dados, às estrategias de baackup de dados, à optimização, às funções do PHP e Apache para acesso às DB, a instalação do PHP e do iODBC sobre o Linux/Unix.

 

Pros

O autor não aprofunda muito, como outros fazem, quer na sintaxe ou na introdução ao PHP, o que também pode ser explicado em livros dedicados, focando-se desde o princípio no objectivo principal: bases de dados e integração com o PHP.
Os exemplos de código são claros e bem-comentados, quer dentro do próprio código quer fora do mesmo.
Com os exemplos encontrará dicas úteis.
O site do livro (veja as referêncisa no fim do artigo) é realmente util para ler o capítulo de exemplo, para encontrar a errata e para fazer download de todo o código fonte contido nos exemplos do livro.

 

Contras

Existem alguns typos no texto, chateando, principalmente o leitor não Inglês, mas não existem no código, não havendo problemas com os exemplos.
No site do livro encontrará a errata com as correcções (veja as referências no fim deste artigo).
Ainda não existe o "Professional PHP4 Databases" e, em alguns casos especiais existe necessidade de uma análise mais detalhada, nalguns argumentos. A sua complexidade não foi inserida neste livro dado a sua natureza de ser orientada a "principiantes".

 

Conclusões

O livro atingiu em pleno o seu objectivo, uma boa base para a utilização da base de dados em aplicações PHP e umas boas técnicas de análise relativamente à estrutura de tabelas.
Um outro grande número de itens estão contidos no livro e, que muitas vezes são ignorados pelos programadores, permitindo grandes vantagens relativamente à segurança, estrutura e velocidade.

Este livro é altamente recomendada a sua para toda a pessoa que pretende iniciar-se na utilização de base de dados em aplicações PHP4, mas principalmente, para aqueles que já o usam mas que não receberam um bom treino no seu uso eficiente.

 

Referências

 

Forma de respostas para este artigo

Todo artigo tem sua própria página de respostas. Nesta página você pode enviar um comentário ou ver os comentários de outros leitores:
 página de respostas 

Páginas Web mantidas pelo time de Editores LinuxFocus
© Alessandro Pellizzari, FDL
LinuxFocus.org
Informação sobre tradução:
it --> -- : Alessandro Pellizzari <alex(at)neko.it>
en --> pt: Bruno Sousa <bruno(at)linuxfocus.org>

2003-04-26, generated by lfparser version 2.35