[LinuxFocus-icon]
Início  |  Mapa  |  Índice  |  Procura

Novidades | Arquivos | Links | Sobre LF
Este artigo está disponível em: English  Castellano  Deutsch  Francais  Nederlands  Portugues  Russian  Turkce  Arabic  

convert to palmConvert to GutenPalm
or to PalmDoc

[Photo of the Author]
por Guido Socher (homepage)

Sobre o autor:

O Guido gosta do Linux, não só porque é interessante em compreender como o sistema funciona bem como pelas pessoas envolvidas no seu desenvolvimento.



Traduzido para Português por:
Bruno Sousa <bruno(at)linuxfocus.org>

Conteúdo:

 

O Super mini rato óptico, Atek

[Illustration]

Abstrato:

Muitas pessoas não gostam dos dispositivos "pointing" que vêm com os portáteis. Eles são suficientemente bons se quiser mover o ponteiro entre duas janelas, mas não pode fazer desenhos ou algum trabalho em imagens com o Gimp.

O Super mini rato óptico, Atek (www.atek.com) é um rato real e é tão pequeno que o pode usar no pequeno espaço à volta do teclado do seu portátil.



 

Introdução

O mundo adora dispositivos divertidos e este mini rato é certamente um deles.
É uma solução para um velho problema: muitas pessoas não gostam dos dispositivos de "pointing" dos portáteis, que são normalmente, os touch pad ou com uma pequena "borracha" no meio do teclado.

O Super Mini rato óptico é um rato real permitindo-lhe posicionar o apontador muito rapidamente e com precisão. O revestimento deste rato é feito de um policarbonato escuro e transparente. Pode ver o seu forte LED vermelho a brilhar através do revestimento o que lhe confere um efeito de incandescência vermelha futurístico. O rato tem cerca de 6,5 cm de comprimento e 3 cm de largura e vem com um simpático saco de viagem. O fio é bastante fino e flexível mas reforçado com Kevlar. [Super Mini Optical
Mouse]

O Super Mini Rato óptico está disponível com um conector PS/2 ou USB. Contudo só utilizei a versão USB e estou certo que a versão PS/2 também trabalhará no Linux.

Um problema geral das especificações das Interfaces PS/2 é que não dizem nada em relação ao consumo de energia dos dispositivos. Os ratos ópticos precisam de mais energia que os mecânicos visto que possuem uma luz forte, um chip com uma pequena camera e circuitos electrónicos mais complexos. Pode haver, ainda chipsets que não forneçam energia suficiente ao conector ps/2. Com os conectores USB não tem de se preocupar com as incompatibilidades de hardware.

O Super Mini rato óptico é um rato de 2 botões. Para o usar sobre o Linux precisa de emular os três botões, opção Emulate3Buttons na configuração do X11. Como o rato é muito pequeno não há problema em premir os 2 botões ao mesmo tempo para emular o botão do meio. Contudo precisa de premir com mais força quando premir ambos os botões, o que leva o seu tempo a habituar-se.  

Instalação

Um rato com um conector ps/2 é representado no Linux como /dev/psaux e o protocolo é "PS/2". A opção de configuração do kernel é CONFIG_PSMOUSE. Todos os kernels pré-compilados das principais distribuições trazem esta opção configurada por omissão. Não precisa de se preocupar com isto.

O sub-sistema USB no Linux é recente. Muitas distribuições já tinham suporte básico para USB antes da apresentação do kernel 2.4 mas para ter a certeza a sua distribuição não deve ter mais do que um ano. Redhat 7.0, 7.1, Mandrake 8.0 etc... trabalharam. As opções de configuração do kernel são CONFIG_USB_OHCI ou CONFIG_USB_UHCI e CONFIG_INPUT, CONFIG_USB_HID, CONFIG_USB_MOUSE. Novamente, isto é só para os que gostam de criar o seu próprio kernel. As distribuições padrão incluem isto.

 

Carregando os módulos do Kernel

Só o rato USB é que requer que os módulos do kernel estejam carregados (se compilados como módulos). Não existem módulos para um rato ps/2.
Para carregar os módulos corra, somente: Pode automaticamente carregá-los no arranque, bastando para tal adicionar estas linhas na secção de arranque, /etc/init.d/usb (Redhat + Mandrake, a SuSE sobre /sbin/init.d).

O ficheiro do dispositivo USB é /dev/input/mice. Para o criar precisa de:

mkdir /dev/input
mknod /dev/input/mice c 13 63
chmod 666 /dev/input/mice

 

Testando, testando ...

Agora estamos prontos para testar se o rato trabalha. Ligue-o e corra
cat /dev/input/mice (ou cat /dev/psaux para a versão ps/2)
Cada vez que move ou clica num botão devia ver alguns caracteres engraçados. Caso não aconteça verifique as ligações e corra /sbin/lsmod para verificar se os módulos do kernel estão carregados. O rato USB devia também aparecer no ficheiro /proc/bus/usb/devices sendo identificado como:

S: Manufacturer=JPC
S: Product=JPC USB MOUSE

 

Configuração

Agora, basicamente o nosso rato óptico está a trabalhar. Só precisamos de configurar o X11 para utilizar este rato e o rato de consola gpm se quiser ter suporte para o rato fora do ambiente gráfico. O super mini óptico rato utiliza sempre o protocolo PS/2 mesmo que tenha o hardware USB. A única diferença do ponto de vista de configuração é o ficheiro do dispositivo, quer /dev/input/mice ou /dev/psaux. Tudo o resto é idêntico.

O Rato de consola é iniciado como:

gpm -t ps/2 -m /dev/input/mice
ou para a versão de hardware ps/s: gpm -t ps/2 -m /dev/psaux

Sobre o X11 você precisa de editar o ficheiro XF86Config-4 (xfree86 versão 4) ou XF86Config (xfree86 versão 3) em /etc/X11. Se possuir ambos os ficheiros, verifique qual foi o último a ser utilizado correndo "ls -ultr". Isto mostrar-lhe-á os ficheiros e os últimos tempos em que foram lidos por um programa.

xfree86 versão 3
Altere a secção do apontador (pointer) para:

Section "Pointer"
Protocol "PS/2"
Device "/dev/input/mice"
Emulate3Buttons
Emulate3Timeout 80
EndSection

xfree86 versão 4
Altere a secção do apontador (pointer) para:

Section "InputDevice"
Identifier "Mouse1"
Driver "mouse"
Option "Protocol" "PS/2"
Option "Device" "/dev/input/mice"
Option "Emulate3Buttons"
Option "Emulate3Timeout" "80"
EndSection

Precisa também de ter uma entrada em cada secção do ServerLayout aplicável.

InputDevice "Mouse1" "CorePointer"

A secção ServerLayout está normalmente no fim do ficheiro.

Dois ratos com o xfree86 versão 4
Para utilizar diversos dispositivos "pointing", o que vem internamente com o laptop e o super mini óptico, adicione (não substitua a entrada CorePointer ) à secção ServerLayout:

InputDevice "Mouse1" "SendCoreEvents"

Contudo, isto só é preciso se o rato interno não for USB. O dispositivo /dev/input/mice é já uma "colecção de dispositivos" e recebe eventos de todos os ratos USB ligados.

Dois ratos com o xfree86 versão 3
Neste caso, adicione uma secção como a que está em baixo e não altere o secção de pointer já existente. Novamente, isto só é necessário se o rato interno e externo não forem ambos ratos USB.

Section "Xinput"
SubSection "Mouse"
DeviceName "USBmouse"
Protocol "PS/2"
Port "/dev/input/mice"
AlwaysCore
EndSubSection
EndSection

E é isto. Aprecie o seu novo super mini rato óptico.  

Conclusão

A configuração deste novo rato parece complicada mas na realidade é uma questão de copiar as instruções dadas em cima. Se o rato interno for já um USB então é só ligá-lo externamente ao USB não havendo mais nada a fazer.

O Super Mini rato óptico Atek é realmente bom e muito preciso. No principio é um pouco estranho o facto de termos um rato tão pequeno mas acostuma-se (se não se viciar :-) muito rapidamente. Desenhar formas finas e precisas no Gimp não constitui problema nenhum. É excelente para trabalhar e, lugares muitos preenchidos bem como em grandes mesas, também ;-).

O preço é cerca de $50 (US). Provavelmente tem de adicionar as taxas segundo as regras do seu país, se encomendas fora dos US.

Links:  

Forma de respostas para este artigo

Todo artigo tem sua própria página de respostas. Nesta página você pode enviar um comentário ou ver os comentários de outros leitores:
 página de respostas 

Páginas Web mantidas pelo time de Editores LinuxFocus
© Guido Socher, FDL
LinuxFocus.org

Clique aqui para reportar uma falha ou para enviar um comentário para LinuxFocus
Informação sobre tradução:
en --> -- : Guido Socher (homepage)
en --> pt: Bruno Sousa <bruno(at)linuxfocus.org>

2001-12-02, generated by lfparser version 2.21