el autor
Charles Vidal

O autor: aqui uma pequena biografia. Presidente d'Apodéline



O entrevistado
Arnaud Lamorlette

Diretor de investigação: BUF Compagnie


Ver uma tela do Linux.

Linux a serviço dos artista na BUF COMPAGNIE

BUF COMPAGNIE Resumen: BUF é uma empresa especializada na infografia, tendo realizado efeitos especiais em filmes como Batman e Robin. Arnaud Lamorlette, diretor de investigação e desenvolvimento, nos conta como e porque esta pouco a pouco se encantando com Linux.


  • CV: Bom dia. Qual é seu nome? A que se dedica a empresa BUF e qual sua função na empresa?.

    Me chamo Arnaud Lamorlette, sou responsável pela investigação de desenvolvimento na empresa BUF. Minha função ;e encontrar soluções para fazer as imagens as mais belas possíveis. A empresa BUF é uma sociedade que tem se especializado na infografia. Iniciei minhas atividades fazem 13 anos em 1985. Temos realizado os efeitos especiais dos filmes Visitantes 1 e 2, Batman e Robin, A cidade das crianças perdidas, alguns video-clips como os dos Rolling Stones, BIORK e muitos anuncios publicitários.

  • CV: Como é formado seu parque informático?

    Neste momento é formado por máquinas Silicon Graphics. Iniciamos nossa caminhada em 1985 com PC's (Intel 286) e UNIX. Podíamos desenvolver filmes, mas com muita paciencia. Hoje temos 75 máquinas Silicon Graphics conectadas na rede e um PC com quatro processadores Intel.

  • CV: Qual o software utilizado ?

    Utilizamos programas de desenvolvimento próprio (de modelização, animação, gerenciamento de produção, etc.). Usamos também de alguns programas comerciais, nos quais fazemos plug-ins: Softimage, flint, mental ray ,aliás, photoshop ...

    4 processadores
    ¡¡ Xosview com 4 processadores !!

  • CV: Voces compraram últimamente um PC com quatro processadores Intel, no qual, instalaram Linux. Porque Linux?

    Sim, procuramos estar atentos com a tecnologia disponível, antecipando-nos aos próximos anos. Assim sendo, passamos do PC em 1991-92 para o Silicon Graphics, porque estas estações de trabalho respondem bem a nossas necessidades. Há mais ou menos um ano, os PC's tem aumentado em potencia e diminuido de preço. Estamos muito interessados na relação qualidade/preço. Testamos um NT, e não ficamos satisfeitos. Sua integração com nosso ambiente de trabalho era cheio de anormalidades (dificuldades para compartilhar os dados com as máquinas Silicon, serviços de rede muito limitados...). Fica difícil quando estamos vindo do mundo Unix. Com certeza, estamos muito interessados na potencia do PC atualmente. Assim, decidimos testar uma solução LINUX, pensamos que o sistema se integrava melhor em nosso parque de informática. Mas, o grande problema, são o reduzido número de programas comerciais que existem para Linux. Utilizamos Mental Ray e os autores transportaram internamente o programa para o Linux. Lhes pedimos essa versão, e que o transformaram oficialmente para Linux. Como várias pessoas, pediram o mesmo que nós, decidiram então transportar oficialmente a versão para o LINUX. Então, testamos o programa com o Linux, e como resultado, foi muito positivo, começamos a modificar todos nossos programas de desenvolvimento próprio para o Linux. A máquina Linux é utilizada como servidor de cálculo. E, naturalmente todos os infografistas continuam trabalhando com Silicon Graphics; porque possuem um hardware muito potente para OpenGl.

  • CV: Como conheceru Linux ?

    Enquanto fazíamos uma busca sobre UNIX na Web, encontramos acidentalmente páginas sobre Linux. Decedí instalá-lo pessoalmente em casa, fazem seis meses, únicamente para saber o que era! Mas no trabalho, sem suporte técnico, a decisão era muito dificultosa. Mental Ray nos tem assegurado seu apoio, e por isso, nos dirigimos por este caminho.

  • CV : Quais foram os problemas encontrados?

    Tivemos vários problemas na instalação com os discos SCSI na distribuição RED Hat (problemas com o formato do disco e a instalação do LILO). No que concerne ao SMP, o sistema não era estável no início, mas depois de ter encontrado um parche na Internet, obtivemos um sistema estável (versão 2.1.77).

  • CV: E a nível de preço ?

    SGI O2 R5000 512 Mb. de memoria = 44000 Francos sem tva, com muito boa redução; bi-pentium II 333 MHZ x 512 Mb = 21000 Francos sem tva, quer dizer, 6.66 vezes mais rápido que o O2 R5000 (esta diferença não é teórica, nós o comprovamos com um brender2 y db2). Concluindo: uma relação potencia/preço de 13827 para os cálculos. E comparado com o NT, Linux é mais rápido e estável.

  • CV: SGI anunciou uma aliança com a INTEL e a Microsoft. Isto lhe preocupa ?

    Não, estamos satisfeito com a alternativa Linux.

  • CV: O que pensa dos programas livres, e particularmente dos programas livres executados no Linux (gcc, pov, The Gimp )?

    No que concerne ao gcc, muito bom, de qualidade profissional. Para POV e Gimp, são bons programas mas não respondem de maneira completaàs nossas necessidades (temos necessidades específicas : gerenciamento de vários caches...). Isso demonstra que nunca evoluiram na produção. Teríamos que modificar os fontes desses programas (the GIMP não tem versão alpha). Não obstante, é algo que não poderíamos fazer com photoshop.

  • CV: Qual será o futuro do Linux no mundo gráfico? Lembro-me que uma grande parte das imagens do TITANIC foram realizadas com o Linux.

    Linux vem como mais um para fazer cálculos a um custo mínimo. Linux é assim mesmo, não tem qualidade gráfica como Silicon Graphics.

  • CV: Estaria interessado em programas comerciais e profissionais sob o Linux?

    É claro que se Softimage ou Flint existirem sob Linux, a escolha do SO seria evidente.

  • CV: O que pensas da comunidade de usuários de programas livres e das ideias que os vinvulam ?

    Filosoficamente é muito bom. Penso que a curto prazo, teremos muitas pessoas proveniente do mundo Unix, que estará disiludido com Windows NT, e Linux poderá ser uma alternativa. É exatamente o que temos feito. Testamos NT e ficamos decepcionados, então, optamos pelo Linux. Espero um suporte comercial mais importante para Linux. A meu nível, procuro drivers para as placas OpenGL. Existem para linux ? É fundamental se queremos transformar as máquinas Linux em estações de trabalho infográfico. A produção dos programas que não estão respaldados por uma empresa nos preocupa com relação ao futuro do produto. Se o programa é comercial, obrigue a empresa a melhorá-lo e responder a seus clientes. Portanto, no que concerne ao Linux, é um So de nível profissional. O poder de poder testá-lo grátis, é extraordinário.

  • CV: Gostaria de acrescentar alguma coisa para concluir ?

    Sím, gostaria de falar da oposição entre NT e Linux; a Microsoft não faz produtos excelentes, mas uniformiza a informática, o que é muito bom para o público, Em contrapartida são atores da democratização da informática. Portanto, a maior vantagem é a potência de seu marketing. Por outro lado, olhando através da história da informática, coisas geniais como NextStep não tem usuários porque não tem marketing. Temos que temer que seje o mesmo para Linux. O programa mais genial não poderá desenvolver-se sem marketing.

  • CV: Gracias.

Esta webpage é mantida Miguel Angel Sepulveda
© Charles vidal 1998
LinuxFocus