Geoffrey W. Corey 
 

Sobre o autor: Os computadores são meu hobby e minha profissão, indubitávelmente, minha vida é minha família.   Sou o pai orgulhoso de um menino de 4 anos, Joshua, e de dois gêmeos de 10 meses, Aaron y Ryan.   Jennifer, minha esposa, é a melhor e apoia minha estranha profissão sobre os computadores.    Agora estou trabalhamdo numa empresa de sub-contratação  ClientLink, e me especializo em banco de dados grandes e análise orientado a objetos e desenho. 

Índice
Introdução
Instalação
Compilando as fontes
Personalizando Enlightenment
O futuro de Enlightenment

Enlightenment

Resumo: Enlightenment é um gerenciador de janelas para Linux altamente personalizável. Este artigo trata sobre as características, a instalação e a personalização do gerenciador de janelas Enlightenment. A versão atual do Enlightenment é ainda considerada uma versão em desenvolvimento. Este artigo é destinado a pessoas com um bom conhecimento em desenvolvimento e compilação em programas en Linux.. 


Introdução

Enlightenment é um gerenciador de janelas altamente gráfico. Os autores de Enlightenment tem proporcionado um gerenciador de janelas altamente configurável que permite aos usuários configurar todos os aspectos de uma janela. Ficaram para trás os dias das janelas quadradas de cristal que muitos outros sistemas operacionais tem ditado. Enlightenment nos tem devolvido a diversão da informática. Se queres que em teu trabalho sintam inveja, carrega o tema por padrão. Se quiseres que percam as estribeiras, simplesmente o tema Aliens ou o de Neuromancer . Estes são sómente dois dos 20 ou mais temas disponíveis para escolher. Todos os temas criados estão disponíveis na homepage do Enligtenment, no endereço http://www.enlightenment.org/themes

Uma pequena advertencia, proválvemente precises de um processador e uma placa gráfica decente para conseguir o máximo proveito deste gerenciador de janelas. Eu agora uso Enlightenment em casa com um Pentium 90 com uma placa gráfica S3 Vision 864 com 2 Mb de memoria. Considero esta configuração como o mínimo. Com certeza, também existem temas para resoluções menores como o Executive theme

O que mostramos a seguir, é uma pequena captura do tema default do Enlightenment. 
Na parte superior direita estão os botões do gerenciador.   Clicando nestes boTòes, poderás abrir aplicações como xterm, netscape, gimp, dentre outras. se clicares nos últimos tres botões, uma gaveta se abre até a direita e conterá imágens pequenas que poderás escolher como fundo do gerenciador.

Na parte inferior esquerda encontramos os gerenciadores virtuais. Clicando neles, poderás mudar para os diferentes gerenciadores. Voce poderá fixar que a imagem deste escritório virtual fique com a mesma disposição das janelas deste escritório. Também poderás mover janelas nos escritórios virtuais arrastando-as para a posição que desejares.

Na parte superior direita encontramos a caixa de ícones.   Quando minimizas uma janela o ícone se situará na caixa dos ícones.   Podes mover-te através das caixa de ícones no caso de que tenhas pensado que estão cheias, clicando nos botões de movimento situados acima e abaixo da caixa de ícones. Os ícones podem expandir-se arrastando-os até o escritório. 

No meio da janela podes observar um menú. Podemos ver estes menús, quando clicarmos em qualquer parte do gerenciador com o botão direito, médio ou esquerdo do mouse. 

O tema default 
Enlightenment Screenshot
 
O Obsidian Theme 
Obsidian Theme
Existem muitos temas interessantes acrescentados no Enlightenment.   Explore http://www.enlightenment.org e comprove Eterm e Eplus.   Eterm nos traz uma fantasiosa versão do rxvt e Eplus acrescenta práticamente todos os demais.Eplus é composto por um reprodutor de CD's, um notificador de mail, rendimento do monitor, e um assassinato de luzes sem sentido para dislumbrar teus companheiros.    O aspecto e o comportamento do Eplus pode ser personalizado de forma similar ao Enlightenment.  Outros programas foram criados com o espirito do Enlightenment.  Um dos que com certeza vais baixar é eMusic.  eMusic é um reprodutor player com animação de arquivos mp3, MOD e de CDs.  seguindo com o verdadeiro estilo do Enlightenment, o aspecto e o comportamiento do player também pode ser configurado. 
 
Aqui existe uma captura do Obsidian Theme. E podemos ver a diferença deste tema com o tema default. As colunas debaixo nos mostra os escritórios virtuais. A segunda coluna contém os ícones do menu, a barra dos ícones e Eplus

A criatividade da informática não está morta, graças a pessoas que mantém Linux vivo. 

 

Instalação

A instalação pode ser um pouco complicada se não conheces bem os Makefiles e a localização das bibliotecas.    Tenha em conta que Enlightenment ainda está na versão de desenvolvimento.  Eu o instalei com êxito numa máquina com Debian 1.3.1 e RedHat 5.0.   No Debian foi relativamente fácil, já que o CD contém as bibliotecas jpeg, png, tiff e z.  Enlightenment precisa do Imlib, que usa todas estas bibliotecas.  Foi um pouco mais desafiador no RedHat, já que as bibliotecas C estavam atualizadas, e logo mais falarei da instalação com o RedHat.   Existem instruções de instalações detalhadas na página web Enlightenment  Por favor, siga as instruções desta página para se assegurar de que as bibliotecas requeridas estejam instaladas em seu sistema antes de compilar/instalar Enlightenment.  Explicarei brevemente como instalei Enlightenment e falarei de algumas das soluções para os problemas que encontrei. 

Primeiro, precisas conseguir a última versão das bibliotecas para Imblib na http://www.labs.redhat.com/imlib.   A maioria dos problemas surgiram quando instalamos as últimas bibliotecas e ainda estávamos com as velhas rodando no sistema.   Existem RPMs disponíveis para todas as bibliotecas.    Assegure-se de que em /usr/lib não existam bibliotecas duplicadas que pertençam a z, tiff, jpeg, png y Imblib.   Apague o diretório de forma que fiquem apenas instaladas únicamente as últimas. 

Agora existe um RPM para Enlightenment.  Podes tentar instalar RPM e provar se funciona.   Para executar Enlightenment, edite o arquivo .xinitrc em teu diretório home e acrescente a seguinte linha: 

exec /usr/local/enlightenment/bin/enlightenment 

Grave o arquivo e depois introduza a seguinte linha de comandos e pressone a tecla < ENTER>.  Nota: Enlightenment tem gráficos espetaculares e é melhor executá-lo com a maior resolução e com o maior número de cores possíveis.   16-bit de cores deverá ser o mínimo. 

startx -- -bpp 16 

Agora, se Enlightenment falha na execução, deverá ver o motivo no final da informação do X Window.  Pode também imaginar qual é o problema ou tentar compilar as fontes voce mesmo. 

Compilando as fontes

Após descomprimir as fontes, tudo o que precisa é ler o arquivo INSTALL antes de compilar.  Em resumo,  1) xmkmf -a  2) make install. 

Agora, se falha ao começar é porque não encontrou os comandos de png, jpeg ou tiff, edite o arquivo Makefile e procure LOCAL_LIBRARIES e assegure-se de que esteja assim: 

LOCAL_LIBRARIES = -lImlib -ltiff -lgif -ljpeg -lpng -lz 

Digite 'make install' e tudo deverá funcionar.   se não é assim, verifique se eliminou as bibliotecas duplicadas no diretório /usr/lib  e que as bibliotecas estão acessíveis no arquivo Makefile. 

Personalizando Enlightenment

Acrescentando um novo tema

Bem, baixou um tema de Enlightenmet.org . . . . E agora?  Copia o arquivo para /usr/local/enlightenment/themes.   Para executar com um tema diferente, simplesmente mude o arquivo .xinitrc localizado no diretório home e acrescente o tema a linha de comandos.   Por exemplo, baixamos Neuromancer dos arquivos.   edite o arquivo .xinitrc em teu diretório home e acrescente o parâmetro -theme e o nome do arquivo do tema.  Nesse caso, teu arquivo .xinitrc teria a seguinte linha para executar Enlightenment com o tema Neuromancer: 

exec /usr/local/enlightenment/bin/enlightenment -theme Neuromancer 

Agora execute normalmente no modo de 16 bit. 

startx -- -bpp 16 

O que Enlightenment faz é procurar um arquivo chamado Neuromancer ou um diretório chamado Neuromancer no diretório /usr/local/enlightenment/themes .  Como podes ver, cada tema é único e permite mais que um pouco de criatividade por parte dos autores do tema. Então, o que é um tema? Bem, os arquivos de tema que baixastes são realmente um arquivo tar comprimido (.tgz).   Geralmente extraimos a extensão do arquivo, mas com certeza, podemos descomprimir e desempacotar o arquivo.   O que faremos a seguir será personalizar alguns dos menus e botões em um tema. 

Personalizando um tema

existe um utilitário chamado Econfig que está baseada em TCL/TK e serve para editar os arquivos de configuração de um tema.   Nós iremos mais fundo e usaremos o bom e velho editor "vi". Os temas estão no diretório /usr/local/enlighenment/themes e não são mais que arquivos empacotados com tar e comprimidos com gzip (.tgz).  Descomprime e desempacota o tema DEFAULT desta forma.

cd /usr/local/enlightenment/themes 
mv DEFAULT DEFAULT.tgz 
tar zxvf DEFAULT 
cd DEFAULT 
ls 
-rw-r--r--   1 1000     bin          2929 Jul 25  1997 MAIN 
-rw-r--r--   1 1000     bin          7015 Jul 31  1997 buttons 
-rw-r--r--   1 1000     bin           952 Aug 29  1997 control 
-rw-r--r--   1 1000     bin           843 Aug 12  1997 cursors 
-rw-r--r--   1 1000     bin          2885 Jul 29  1997 desktops 
-rw-r--r--   1 1000     bin           510 Nov 18 17:12 exec 
-rw-r--r--   1 1000     bin           567 Jul 25  1997 fx 
-rw-r--r--   1 1000     bin          3239 Jul 25  1997 icons 
-rw-r--r--   1 1000     bin          1074 Jul 25  1997 infobox 
-rw-r--r--   1 1000     bin          6392 Jul 30  1997 keys 
-rw-r--r--   1 1000     bin         41382 Aug  6  1997 menus 
drwxr-xr-x   4 1000     bin          2048 Jul 26  1997 pix 
-rw-r--r--   1 1000     bin           452 Jul 25  1997 root 
-rw-r--r--   1 1000     bin          1658 Aug  8  1997 status 
-rw-r--r--   1 1000     bin           530 Jul 25  1997 text 
-rw-r--r--   1 1000     bin         13222 Aug 12  1997 windowstyles 

O arquivo MAIN é o primeiro que Enlightenment lê.  Se ver este arquivo, perceberá que chamará aos outros arquivos para inicializar as diferentes partes do Enligtenment.  Aaioria dos outros temas, seguem a seguinte convenção que é igual ao tema DEFAULT (por padrão). 
 
 
Nome do Arquivo Descrição
MAIN É o arquivo que Enlightenment carrega durante a inicialização.  Este arquivo pode incluir outros arquivos para personalizar as diferentes disposições para as janelas, botões, escritórios, os cursores, os ícones, etc.
buttons Define a posição, o aspecto e o comportamento dos botões que se encontram no escritório.   Para o tema DEFAULT, esta é a coluna de botões localizada na parte superior esquerda do escritório. 
control Define o comportamento do gerenciador de janelas.   Isto inclui aspectos como o de subir automáticamente uma janela até em cima, se tem estado apontando para o ponteiro durante um período de tempo.   Mais à frente, edita o arquivo e encha os olhos.  Tem alguns excelentes comentários sobre as características que proporciona. 
cursors Define a apariencia do ponteiro do mouse.
desktops Define o aspecto e a posição dos escritórios virtuais.  Para o tema DEFAULT, estas são as imagens da parte inferior esquerda do escritório.
exec Define os programas que vão ser executados automaticamente quando Enlightenment inicia.
fx Define os efeitos especiais que Enlightenment pode proporcionar .   Este é um arquivo divertido, adiante, edite-o e mude a opção shadow state (estado das sombras) de off (desligado) para on (ligado).
icons Define a caixa que conterá os programas iconizados, quer dizer, quando minimizar um programa, o ícone para o programa se mostrará na caixa de ícones.  Para o tema DEFAULT a caixa de ícones se encontra na parte superior direita do escritório.
infobox Define a caixa de informação que aparece no início do Enlightenment.   Este é o logotipo que verás quando executas Enlightenment e começa a carga dos arquivos de configuração.
keys Define as teclas quentes (hot-keys) e seu comportamento.   Podes personalizar este arquivo e indicar que F5 tenha a função de inicializar Gimp se quiser.
menus Define os menús e seu comportamento.  Estes são os menus que aparecem ao clicar com o botão direito, central ou esquerdo do mouse.;   Exploraremos a personalização dos menús um pouco depois.
pix Este é o direório onde são guardadas todas as imagens. 
root Define a imagem de fundo. 
status Este define as janelinhas que podes ver na janela de configuração, quando Enlightenment carrega o arquivo de configuração. 
text Define o tipo de letra usado no texto.
windowstyles Este define as bordas das janelas, os botões e o comportamento para todas as X-Windows.
 

Personalizando menús

Agora o trabalho de personalização mais comum para os menús, é o arquivo 'menus'.   Pode ser que só queiras mudar o texto e a ação da linha exec para um elemento existente que queiras mudar no princípio.   Muitos dos elementos do menú, não existem em minha máquina e posso reutilizar o lugar para algo mais.   Agora se eventualmente quiseres acrescentar algo.   Aqui, pode ser que queiras colocar uma calculadora. 

Nota: Antes de mudar algum arquivo de configuraçãoFAÇA UMA CÓPIA DE SEGURANÇA!!!! 

Para acrescentar um elemento ao menu, simplesmente copie e pegue um "begin menuitem" até o "end" no final da lista, (entre o menu de inicio e o final).   Por exemplo,  edite o arquivo 'menus' e procure a palavra 'Random'.   Este é o menu 'Random Garbage' que aparecerá ao clicar com o botão direito no escritório.  Ahora procure 'Xsnow' e irá para o início do menu 'Random Garbage'.    Copia desde "begin menuitem" até "end" (justamente depois de 'action exec xsnow') e acrescenta depois do último 'end'.    Agora muda 'Xsnow' por 'Fonts' y muda 'action exec snow' por 'action exec xfontsel' .   Agora a parte difícil tem a ver com a posição.   Notarás que Xsnow se situa en 0 312 e o tamanho é 253 24.   Não se preocupe com o primeiro número. Com certeza se dividirmos 312 / por 24 o resultado será o 13.   Isto é porque Xsnow é o elemento número 14 do menú; (começando desde o elemento número 0). Então para Fonts necessitaremos acrescentar de 24 a 312.   Então muda 312 por 336.    Também precisamos mudar o número de elementos de 14 para 15 (duas linhas sobre o texto 'Random Garbage') e incrementar as dimensões do menú em 24, então muda 'dimensions 253 336' para 'dimensions 253 360' 

Com certeza, a alternativa é baixar Econfig e usar uma interface para X-Window.   Mesmo que não tenha experimentado Econfig, me parece que fará o seguinte procedimento menos doloroso. 

Extraído do 'menus' original 

------- texto omitido ------- 
begin menu 
  name root3 
  type custom 
  dimensions 253 336 
  popupdist 126 12 
  items 14 
  begin menuitem 
    text Random Garbage 
------- texto omitido ------- 
 begin menuitem 
    text Xsnow 
    type element 
    location 0 312 
    size 253 24 
    text_location 5 5 
    text_size 243 14 
    image unselected pix/menu_plain_1.ppm  shapemode on 255 0 255 
    image selected   pix/menu_plain_2.ppm  shapemode on 255 0 255 
    action exec xsnow 
  end 
end 
-------- texto omitido ------- 

Extraído do 'menus' modificado 

-------- texto omitido ------- 
begin menu 
  name root3 
  type custom 
  dimensions 253 360 
  popupdist 126 12 
  items 15 
  begin menuitem 
    text Random Garbage 
-------- texto omitido ------- 
  begin menuitem 
    text Xsnow 
    type element 
    location 0 312 
    size 253 24 
    text_location 5 5 
    text_size 243 14 
    image unselected pix/menu_plain_1.ppm  shapemode on 255 0 255 
    image selected   pix/menu_plain_2.ppm  shapemode on 255 0 255 
    action exec xsnow 
  end 
  begin menuitem 
    text Fonts 
    type element 
    location 0 312 
    size 253 24 
    text_location 5 5 
    text_size 243 14 
    image unselected pix/menu_plain_1.ppm  shapemode on 255 0 255 
    image selected   pix/menu_plain_2.ppm  shapemode on 255 0 255 
    action exec xfontsel 
  end 
end 
------- texto omitido ------ 
 

Bem, para ver nosso útil trabalho, clique com o botão do mouse da esquerda e seleciona 'Exit Options' e em seguida 'Restart'.   Enlightenment relerá os arquivos de configuração e reiniciará.   Durante o reinicio, a sessão que estava sendo executada se manterá normalmente, e não perderá nenhuma das janelas que esteje sendo executada.    Após a reinicialização do Enlightenment, clique com o botão direito no escritório e deverá ver Fonts no final da lista.   Prova-o ! 

Modificar botões é do mesmo estilo.   Adiante, explore os arquivos de configuração, e com certeza, lembre de fazer cópias de segurança antes de fazer qualquer mudança.! 

O futuro de Enligtenment

O futuro de Enlightenment será compatível com GNOME. Os autores, também, conhecidos como Mandrake e Rasterman, estão atualmente reescrevendo Enlightenment do zero para a versão DR0.14.   Rasterman tem estado acrescentando compatibilidad com GNOME já que é também parte do projeto GNOME nos Laboratorios Red Hat .   A versão de demonstração para desenvolvedores 0.14 já saiu e não inclui configurabilidade.   O demo saiu para mostrar algumas das novas características conseguidas na versão DR0.14.    Quando leres este artigo, a versão DR 0.14 já deverá ter saído, ao menos que tenham surgido problemas imprevistos. 


Traducido por Javi Polo
Traduzido para o Portugues por Cláudio Barbosa
Página WEB mantida por Miguel Angel Sepulveda
© Geoffrey W. Corey 1998
LinuxFocus,